menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Justiça barra tentativa de Augusto Melo de anular impeachment no Corinthians

Defesa de Augusto Melo contestou legitimidade de decisão do Conselho

Augusto Melo Corinthians Impeachment
imagem cameraDefesa de Augusto Melo contestou legitimidade de votação no Conselho (Foto: Ettore Chiereguini/AGIF)
fe4a4413-7df6-4f4d-8be7-876c6484bfa3_WhatsApp-Image-2025-03-11-at-13.03.44-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Ulisses Lopresti
São Paulo (SP)
Dia 29/07/2025
15:42

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Tribunal de Justiça de São Paulo indeferiu o pedido de tutela de urgência apresentado pela defesa de Augusto Melo, ex-presidente do Corinthians, que buscava anular a decisão do Conselho Deliberativo do clube, tomada em 26 de maio, que aprovou o impeachment do dirigente por 176 votos a favor e 57 contrários.

continua após a publicidade

A defesa de Augusto Melo argumenta que houve irregularidades no processo de impeachment, como a participação de conselheiros inadimplentes e com faltas injustificadas na votação. Os advogados também alegam que foi negado o acesso às atas e à lista de votantes da reunião do Conselho Deliberativo, o que comprometeria o direito ao controle interno e à transparência do processo.

Além disso, sustentam que a convocação da reunião de 26 de maio foi feita por Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo, que, segundo a defesa, deveria estar afastado do cargo por decisão da Comissão de Ética de abril, decisão essa que não foi reconhecida formalmente pelo clube.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre o Timão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Corinthians

No entanto, o desembargador Enéas Costa Garcia negou o pedido de tutela de urgência apresentado pela defesa de Augusto Melo. Em sua decisão, divulgada nesta terça-feira (29), entendeu que não havia elementos de urgência nem verossimilhança suficientes para justificar a concessão liminar. O magistrado citou a doutrina de Araken de Assis para destacar que a concessão de tutela recursal exige uma a relevância dos fundamentos do agravo e o risco de dano grave e de difícil reparação, condições que, segundo ele, não estavam presentes no caso.

Augusto Melo Corinthians Impeachment
Defesa de ex-dirigente buscou forma de anular decisão do impeachment (Foto: Ettore Chiereguini/AGIF)

Processo de impeachment

Augusto Melo foi afastado da presidência no dia 26 de maio. O pedido de impeachment analisava irrgularidades na condução do ex-dirigente durante o período em que o Corinthians foi patrocinado pela casa de apostas Vai de Bet.

continua após a publicidade

Augusto Melo se tornou réu pelo caso com crimes imputados de associação criminosa, furto e lavagem de dinheiro. Romeu Tuma Jr. convocou uma assembleia-geral dos associados para ratificar, ou não, o afastamento do ex-dirigente. Em caso de afastamento, uma eleição indireta seria realizada em até cinco dias.

  • Matéria
  • Mais Notícias