ANÁLISE: Corinthians sofre choque de realidade e precisa de milagre para não se perder na temporada

Derrota contra o Del Valle complicou o Timão na Libertadores

Corinthians-Independiente-Del-Valle-Libertadores_Easy-Resize.com_-aspect-ratio-512-320
Timão possui apenas três pontos no Grupo E da Libertadores (Foto: Libertadores)

Escrito por

Quando o grupo do Corinthians na Libertadores foi sorteado, muitos apontavam que os pontos em casa seriam o “fiel da balança” para a classificação na competição. Três rodadas se passaram e o Timão sofreu duas derrotas em casa e viu seu planejamento ruir no torneio com apenas uma vitória.

+ Maycon erra e vira vilão em derrota do Corinthians na Libertadores; veja notas

Internamente, a Libertadores era e segue sendo tratada como prioridade do clube no ano, mas as ações da diretoria, desde a saída de Vítor Pereira e a contratação de Lázaro, demonstram soberba e falta de noção para encarar a competição com seriedade. Vanderlei Luxemburgo é o menor dos culpados na derrota contra o Del Valle.

+ Assine o Star+ por R$32,90 por mês e acompanhe o Timão na Liberta quando e onde quiser!

Luxa mudou o esquema tático e optou por uma equipe sem o tradicional volante de marcação, deixando Maycon na função ao lado de Fausto Vera. O camisa 7 fez um bom primeiro tempo, mas cometeu erro capital na segunda etapa, que acabou sendo o diferencial na partida.

Na frente, a escolha do técnico de 70 anos também deu certo apenas nos primeiros 45 minutos. Róger Guedes e Adson funcionaram nas pontas e se entenderam com os laterais, mas a objetividade virou nervosismo no segundo tempo, e o Timão não soube reagir após o segundo gol dos visitantes.

Não faltou raça ou disposição, mas sim planejamento. Embora o time tenha mostrado entrega em campo, a equipe vem sendo destruída física e psicologicamente pelos erros da diretoria, que contratou o terceiro técnico em 2023 e não promoveu uma renovação em um elenco que vem se mostrando envelhecido.

+ Veja tabela e a situação do grupo do Timão na Libertadores

A classificação é viável, mas dado o histórico do Corinthians na Libertadores, sobretudo fora de casa, o torcedor não tem motivos para ficar animado. Mais uma vez, a direção alvinegra demorou para detectar os problemas da equipe e só uma enorme reviravolta seria capaz de sacudir o elenco rumo a uma taça. O Timão está perdido na gestão de Duílio Monteiro Alves e a derrota contra o Del Valle foi a demonstração do momento no qual o clube vive.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter