Quantas Copas do Mundo Senegal já jogou?

Sem Sadio Mané, seleção africana participa da sua terceira edição do torneio

Catar x Senegal
Senegal busca a vaga para as oitavas de final contra o Equador (EFE/EPA/Mohamed Messara)

Escrito por

As seleções africanas se fortificaram nos últimos anos e querem fazer história na Copa do Mundo 2022. Mesmo sem Sadio Mané, craque do Bayern de Munique e ídolo nacional cortado por lesão, Senegal busca vaga para as oitavas de final em sua terceira edição no torneio. Nesta terça-feira, às 12h (de Brasília), serão definidos os classificados do Grupo A, com duelo dos senegaleses contra o Equador.

+ Modelos que estão no Qatar são apontadas como romances de Neymar e Vinicius Jr

Senegal participou das edições de 2002, 2018 e, agora, de 2022. A melhor campanha em Copas foi na estreia, quando chegou nas quartas de final. Até hoje, a África nunca teve um país representante nas semifinais do torneio.

Coincidentemente, em 2002, Senegal integrou o Grupo A, e terminou a fase de grupos em segundo lugar, com cinco pontos, atrás apenas da Dinamarca. Nas oitavas de final, eliminou a Suécia, por 2 a 1, com dois gols de Henri Camara.

Contra a Turquia, nas quartas, a partida foi para a prorrogação. Porém, Senegal não resistiu: aos 4 minutos do primeiro tempo extra, İlhan Mansız marcou o único gol do jogo, que acarretou no fim da competição para os africanos.

Em 2018, na Copa da Rússia, a equipe liderada por Mané parou na fase de grupos. No Grupo H, a seleção somou quatro pontos e terminou em terceiro lugar, atrás de Colômbia e Japão. Com o mesmo número de pontos, gols marcados e sofridos, Senegal ficou atrás dos japoneses por conta do número de cartões amarelos.

Agora, a seleção senegalesa ocupa a terceira posição do Grupo A, composto por Holanda, Equador e o já eliminado Qatar, país-sede do torneio.

Caso vença o Equador, a seleção de Senegal jogará as oitavas de final pela segunda vez. Com três pontos conquistados, os africanos são terceiros colocados, atrás de Holanda e Equador, com quatro.

Às 12h (de Brasília), Senegal e Equador se enfrentam para definir o futuro das seleções na competição. No Khalifa Internacional Stadium, os atuais campeões do Campeonato Africano de Nações podem escrever mais um bonito capítulo da história do esporte no país.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter