Papo com Helio Castroneves: dois Castroneves na pista no final de semana
Piloto brasileiro fala sobre a família em ação na pista
Vou contar para vocês uma coisa. Neste final de semana o bicho vai pegar. Se um Castroneves na pista já faz barulho, imaginem dois! Eu participarei da segunda etapa do NTT IndyCar Series, aqui onde estou, no Texas. Já o Dudes, meu sobrinho (filho da minha irmã Katiúcia e do Eduardo), tem 14 anos e está participando do Campeonato Paulista Light, da Federação de Automobilismo de São Paulo, no Kartódromo de Interlagos, hoje Ayrton Senna.
Como o mundo dá voltas, né? Eu frequentei Interlagos por cinco anos, entre 1987 e 1991, quando corria de kart. Era quase minha segunda casa, pois “vivia” lá, treinando e correndo. E agora, 35 anos depois, Dudes está levando o nome Castroneves novamente para o Kartismo.
Ele nasceu nos Estados Unidos, assim como o irmão caçula, meu sobrinho Benjamin, e estão morando no Brasil faz pouco tempo. Como a gente morava perto, na Flórida, ele ia comigo quando eu treinava de kart – sim, pois a gente pode até sair do kart, quando muda de categoria, mas o kart nunca sai da gente.
Esse é o primeiro campeonato do Dudes, e vocês tentaram adivinhar quem está do lado dele lá em Interlagos, além dos pais, obviamente? Meu pai, claro! Seu Helio, a família toda e os amigos mais próximos estão revivendo, com o Dudes, meus tempos de kartismo.
+ Quem é melhor: Fla ou Flu? Veja votação jogador por jogador feita por jornalistas do LANCE!
Mas ninguém está pressionando. Ele está indo no ritmo dele e recebendo as orientações. Qualquer que seja sua opção, permanecer no esporte ou fazer outra coisa, vamos apoiar. O importante é ele se divertir.
Ele corre na categoria Sprinter e está muito animado nessa terceira etapa. Pontuou nas outras duas e estamos sempre em contato, tanto que ele sai do kart e já manda mensagem para mim. É muito divertido. Detalhe: o número dele é 68, o mesmo de minha primeira vitória em Indianapolis e o dobro de 34, meu número no kart.
Voltando para a IndyCar, tenho bom retrospecto no Texas Motor Speedway. Venci em 2004 (com pole), 2006, 2009 e 2013. A etapa deste ano recebe o nome de PPG 375 (de 375 milhas). Serão 250 voltas pelo oval de 1,5 milha ou pouco menos de 2,5 km por volta. A pista é muito rápida e tem características muito particulares, que são suas inclinações nas quatro curvas, variando entre 20 e 24 graus. É um verdadeiro paredão.
Para essa prova, a Dallara desenvolveu um kit aerodinâmico que, pelo menos teoricamente, produzirá mais pressão aerodinâmica e maiores chances de disputas, principalmente nas relargadas, quando os carros ficam emparelhados, até três um ao lado do outro. Existe também uma possibilidade de os pneus terem menor desgaste. Mas, como disse, tudo na tela do computador.
+ Veja 20 destaques dos estaduais por clubes menores que caberiam no Brasileirão
A gente só vai saber mesmo no sábado, 1, quando serão realizados treinos livres e Qualifying, este em duas voltas cronometradas para cada carro. A largada, no domingo, será às 14:00, no horário do Brasil.
É isso aí, amigos. Forte abraço, excelente final de semana e vamos que vamos porque a rapadura é doce, mas não é mole, não. Fui!