Athletico-PR
escudo default
3
0
escudo default
Botafogo

No ‘adeus’ de Felipão, Athletico-PR goleia o Botafogo e confirma vaga na Libertadores; Alvinegro está fora

Furacão tem amplo domínio, envolve o Glorioso, faz 3 a 0 com gols de Adryelson (contra), Vitor Roque e Erick neste domingo (13) e termina o Brasileirão em sexto lugar


Escrito por

O Athletico-PR ratificou sua classificação no G6 da Copa Libertadores. Na última partida da história de Luiz Felipe Scolari como treinador, o Furacão dominou o Botafogo no jogo com ares de decisão pela vaga e obteve uma vitória por 3 a 0, com gols de Adryelson (contra), Vitor Roque e Erick, em jogo válido pela 38ª rodada do Brasileirão. O Alvinegro, por sua vez, ficou fora do torneio sul-americano com o revés fora de casa.

+ ATUAÇÕES: Defensores do Botafogo falham e recebem as piores notas na derrota para o Athletico-PR

Em seu último jogo como treinador, Felipão fez Athletico terminar a competição com 58 pontos e conseguindo a classificação direta para a fase de grupos na competição continental. O multicampeão será diretor do clube a partir da próxima temporada.

Já o Glorioso, com 53 pontos, viu seu sonho de estar na Libertadores de 2023 escorrer entre os dedos. O Alvinegro irá disputar a Sul-Americana no próximo ano.

ATHLETICO EMPILHA CHANCES

Nos primeiros minutos, o Athletico-PR indicou qual seria sua estratégia na etapa inicial. Vitinho se livrou de Daniel Borges, fez um cruzamento que passou por Lucas Perri e obrigou Marçal a se desdobrar para evitar o pior. O Botafogo ameaçou dominar as ações e depositava as fichas nas arrancadas de Jeffinho e nas tentativas de Tiquinho Soares.

Contudo, a equipe de Luiz Felipe Scolari logo retomou a qualidade na troca de passes e cercou o Alvinegro. Alex Santana ameaçou em cabeçada. Já Terans deu calafrios à zaga adversária. O uruguaio cobrou falta rente à trave. Em seguida, se desvencilhou de Marçal e seu chute carimbou o travessão. Outra finalização sua raspou o travessão de Perri. Vitinho, com suas arrancadas e ao distribuir jogadas, e o ímpeto de Vitor Roque e de Erick, também ficaram próximos de abrir o placar para o Furacão.   

>>> Veja como ficou o Brasileiro de 2022!

Athletico PR x Botafogo
Furacão deu adeus aos gramados como treinador neste domingo (Foto: Reinaldo Reginato / Lance!)

COM A SUTILEZA DE UM FURACÃO

O Botafogo voltou do intervalo tentando se encontrar. Mas os comandados de Luís Castro erravam passes bobos e não chegavam a ameaçar Bento.

Já o Athletico, de cabeça boa, encontrou o caminho das redes. Após cobrança de escanteio, Erick surgiu livre na área. Lucas Perri chegou a espalmar, mas a bola bateu em Adryelson e foi para a rede. Minutos depois, a torcida celebrou outra vez quando Vitor Roque tocou para o gol vazio. Contudo, a jogada foi anulada pelo VAR devido a impedimento de Vitinho no início da jogada.

Neste momento, os donos da casa dominavam o jogo. Perri se desdobrou para salvar conclusão de Vitinho. Só que a torcida do Furacão foi ao delírio pouco depois. Vitinho alçou para Terans. O uruguaio dividiu com a zaga botafoguense e, na sobra, Vitor Roque surgiu para estufar a rede.

ALVINEGRO LUTA, MAS ATHLETICO SE IMPÕE E FAZ O TERCEIRO

Em desvantagem, o Botafogo achou espaço para apostar em uma reação principalmente em investidas de Michel Nascimento. Em sua melhor oportunidade, Marçal cruzou e Adryelson bateu rasteiro, obrigando Bento a saltar para defender. 

Aos poucos, o Furacão voltou a atacar com perigo. Terans alçou e a bola chegou a Canobbio. O camisa 9 encheu o pé e obrigou Lucas Perri a se esticar. Na sobra, o goleiro alvinegro salvou novamente. O uruguaio teve nova chance parada pelo camisa 12.

Na reta final, o Athletico selou sua vitória. Um vacilo de Adryelson abriu caminho para Erick. O atacante entortou a zaga alvinegra e chutou no cantinho de Lucas Perri. Vitória maiúscula do Furacão e fim de sonho amargo dos botafoguenses. 

FICHA TÉCNICA

ATHLETICO-PR 3x0 BOTAFOGO

Data-Hora:
13 de novembro de 2022, às 16h
Estádio: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (VAR-Fifa/RN)

Cartões amarelos: Erick (CAP), Júnior Santos (BOT)

Gols: Adryelson (contra), 6/2T (1-0), Vitor Roque, 16/2T (2-0) e Erick, 46/2T (3-0)


ATHLETICO-PR (Técnico: Luiz Felipe Scolari)

Bento; Khellven, Matheus Felipe, Thiago Heleno e Abner Vinícius (Pedrinho, 23/2T); Erick, Fernandinho (Bryan García, 41/2T) e Alex Santana; Terans (Rômulo, 41/2T), Vitor Roque (Pablo, 33/2T) e Vitinho (Canobbio, 33/2T).


BOTAFOGO (Técnico: Luís Castro)

Lucas Perri; Daniel Borges (Luis Henrique, 23/2T), Adryelson, Cuesta e Marçal; Patrick de Paula (Matheus Nascimento, 13/2T), Tchê Tchê e Lucas Fernandes; Júnior Santos (Victor Sá, 13/2T), Tiquinho Soares e Jeffinho.

Athletico PR x Botafogo
Botafogo não teve boa atuação e foi derrotado pelo Athletico (Foto: Reinaldo Reginato / Lance!)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter