Atlético-MG
escudo default
2
0
escudo default
Palmeiras

Com dois de Savarino, Atlético-MG derrota o Palmeiras e aumenta vantagem na liderança do Brasileirão

Verdão teve Patrick de Paula expulso ainda no primeiro tempo e não conseguiu incomodar o Galo; Atlético domina o jogo do início ao fim e abre cinco pontos em relação aos paulistas


Escrito por

Em confronto direto pela liderança do Campeonato Brasileiro,  o Atlético-MG venceu o Palmeiras por 2 a 0, no Mineirão, e abriu cinco pontos de vantagem na ponta da competição. Os dois gols do triunfo dos mandantes foram marcados por Savarino. O Verdão atuou boa parte do duelo com um a menos, pois Patrick de Paula foi expulso ainda na primeira etapa

>> ATUAÇÕES: Expulsão de Patrick de Paula determina rumo da partida

Jogo começa equilibrado, mas com propostas diferentes

O início da partida foi muito estudado, com o Atlético controlando a posse de bola e o Palmeiras subindo a marcação. O ataque leve escalado por Abel Ferreira permitia que os atacantes ficassem à vontade para pressionar quando fosse necessário.

Com o andamento do jogo, o Atlético passou a tomar as rédeas e levou mais perigo ao gol de Weverton, mesmo que não exigisse nenhuma grande defesa do goleiro alviverde. O Palmeiras apostava muito na troca de passes rápidos e buscava usar a velocidade dos pontas para incomodar a zaga do Galo, principalmente quando Wesley ou Gustavo Scarpa tinham a bola pela esquerda do ataque.

Comemoração Atlético MG
Jogadores do Galo comemoram (Foto: Pedro Souza / Atlético)

Arana passa a se destacar e o Verdão sofre com um homem a menos

O Atlético-MG já era melhor na partida e apostava muito na ofensividade de Arana pelo lado esquerdo para criar as chances de gol. Gabriel Menino teve muito trabalho para cobrir o camisa 13 atleticano, que conseguia muitas vezes entrar na área para achar um companheiro livre, porém a defesa palmeirense conseguia afastar o perigo na maioria das vezes

O único meio que o Palmeiras encontrou para incomodar a defesa adversária foi com cruzamentos de Scarpa buscando Willian, mas o atacante sofreu para ganhar as bolas aéreas de Nathan Silva e Junior Alonso. O Galo era melhor no jogo e a situação ficou ainda mais favorável quando Patrick de Paula recebeu o segundo cartão amarelo e terminou expulso aos 35 minutos do primeiro tempo, junto com o técnico Abel Ferreira, que também recebeu o vermelho por reclamação.

Com um homem a menos, Scarpa ajudou a compor o meio campo e, assim, o ataque do Palmeiras se tornou inoperante, focando apenas em se defender e não sofrer o gol. Entretanto, após muitas tentativas, Guilherme Arana acertou um cruzamento e achou Savarino livre para completar para o gol e abrir o placar no Mineirão no último lance do primeiro tempo.

Palmeiras muda no intervalo mas o Atlético segue com o domínio absoluto

No intervalo, o Palmeiras promoveu quatro alterações e modificou completamente o estilo de jogo, colocando em prática um esquema com três zagueiros e Rony como o homem mais avançado do ataque. Apesar das mudanças, o Atlético continuou mandando na partida e passou a encurralar o Verdão no campo de defesa, com Hulk sendo o articulador da jogadas e não permitindo que os visitantes sequer tivessem a posse da bola.

Até os 15 minutos da etapa final, o jogo estava em ritmo de treino para o Atlético, trocando passes na intermediária ofensiva e buscando algum espaço para infiltrar na defesa desfalcada do Palmeiras.

Arana acha novamente Savarino na área e o Galo liquida o jogo no Mineirão

Imprimindo o ritmo do jogo, o Atlético rodava a bola pelo campo de ataque com tranquilidade e conseguia sempre achar algum atleta livre por conta do homem a mais. Jogada mais forte do Galo na primeira etapa, Arana foi para o ataque como um ponta e em cruzamento rasteiro, encontrou Savarino para finalizar e ampliar o marcador para os mandantes, praticamente definindo o jogo, devido a forma que o jogo se desenhava até o apito final.

O restante da partida seguiu a mesma tônica, com o Atlético mantendo a posse de bola, chegando a ficar com 72% e o Palmeiras acuado sabendo que tinha desvantagem numérica. Dessa forma, o Galo garantiu os três pontos e ampliou a vantagem para o Palmeiras na liderança para cinco pontos.

As duas equipes voltam a campo no meio de semana para confrontos decisivos pelas quartas de final da Copa Libertadores. O Atlético-MG recebe o River Plate na quarta-feira (17), no Mineirão, às 21h30. Como venceu por 1 a 0 na Argentina, a equipe joga pelo empate para avançar às semifinais. Um dia antes, no mesmo horário, o Palmeiras faz clássico contra o São Paulo, no Allianz Parque. As equipes empataram por 1 a 1 no Morumbi, na ida, o que dá ao Verdão a vantagem de jogar pelo 0 a 0 para seguir vivo na competição continental. 

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 2 x 0 PALMEIRAS
Local:
Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo - FIFA/RJ
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa - FIFA/RJ e Thiago Henrique Neto Correa Farinha - RJ
VAR: Rodrigo Nunes de Sa - FIFA/RJ, Silbert Faria Sisquim - RJ e Cleidy Mary dos Santos Nunes Ribeiro - SC
Público/renda: Portões fechados
Cartões amarelos: Jair e Nacho Fernández (ATL); Patrick de Paula x2 (PAL)
Cartões vermelhos: Patrick de Paula, Abel Ferreira e João Martins (PAL)
Gols: Savarino (49’/1ºT) (1-0); Savarino (17'/2ºT) (2-0)

ATLÉTICO-MG: Éverson; Mariano, Junior Alonso, Nathan Silva e Guilherme Arana; Tchê Tchê e Jair (Dylan, 23'/2ºT); Savarino (Nathan, 38'/2ºT), Nacho Fernández (Calebe, 38'/2ºT) e Vargas (Keno, 33'/2ºT); Hulk (Eduardo Sasha, 33'/2ºT). Técnico: Cuca.

PALMEIRAS: Weverton (Jaílson, 22'/2ºT); Gabriel Menino, Gustavo Gómez, Felipe Melo e Piquerez; Patrick de Paula e Danilo; Wesley (Zé Rafael, 00'/2ºT), Gustavo Scarpa (Danilo Barbosa, 00'/2ºT) e Gabriel Verón (Luan, 00'/2ºT); Willian (Rony, 00'/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter