CBF estreia novo critério de sorteio da escala de arbitragem
Nesta quinta-feira ocorreu o primeiro sorteio da nova gestão da comissão

- Matéria
- Mais Notícias
A CBF estreou nesta quinta-feira um novo procedimento para o sorteio de arbitragem. A nova modalidade serviu para definir a escala de árbitros para os jogos da Série B.
No novo desenho do sorteio, a entidade define 15 árbitros - os considerados melhores disponíveis para a rodada em questão. Ao mesmo tempo, ela seleciona outros cinco para ficarem de suplentes, caso haja qualquer problema eventual após o sorteio.
Antes de definir quem apita qual jogo, a CBF numera os confrontos da rodada - no caso da Série B, de 1 a 10. Cada árbitro também tem um número, de 1 a 15, definido por ordem alfabética.
A partir daí, quatro árbitros são sorteados para cada partida, sendo alocados em colunas de 1 a 4. Então, um número (de 1 a 4) é sorteado e quem estiver na coluna correspondente apitará o jogo. Os árbitros não sorteados voltam ao globo e podem apitar algum jogo subsequente.
Há casos em que os árbitros não podem entrar nas colunas de determinados jogos. Um exemplo ocorrido nesta quinta-feira foi que André Luiz Castro, de Goiás, foi descartado ao ser sorteado para entrar na concorrência pelo jogo do Atlético-GO por ser do mesmo estado que o Dragão.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias