Há 25 anos, uma tragédia acontecia em final de Brasileiro no Maracanã
Jogo decisivo entre Botafogo e Flamengo é precedido por queda de alambrado em setor destinado à torcida rubro-negra. Relembre detalhes da página triste do Maraca

A arquibancada do Maracanã não guarda apenas lembranças de festa. Nesta quarta-feira, completam-se 25 anos da tragédia que marcou torcedores do Flamengo ansiosos pela final do Brasileirão de 1992. Antes do embate com o Botafogo, uma das grades de proteção da arquibancada destinada a rubro-negros desabou, causando a queda de vários torcedores.
Segundo informações do "Jornal dos Sports", a confusão teria começado após uma discussão no local e um torcedor ameaçar disparar tiros para o alto. O acidente feriu 82 torcedores, e causou a morte de três pessoas: Frederico Castilho de Oliveira, de 16 anos, Sérgio de Souza Marques, de 25 anos, e Cláudio José Rocha Galda, com 17 anos.
Décadas depois do acidente, o árbitro José Roberto Wright contou ao LANCE! porque optou pela realização do jogo, mesmo diante do caos na arquibancada:
- Após o coronel-comandante me detalhar aquela situação lamentável, ponderei que havia em torno de 130 mil pessoas que foram assistir a um jogo no Maracanã. Perguntei ao coronel se teria possibilidade de colocar em torno 50 policiais no local onde o alambrado cedeu, e, ao receber o aval dele, decidi que a final ocorreria.
De acordo com o ex-árbitro, que apitou as duas partidas de Flamengo e Botafogo, a preocupação foi com a segurança da partida:
- Por mais que o incidente tenha sido grave, a opção por suspender o jogo poderia causar um tumulto maior. Mas a situação mostrou-se correta. E, dentro de campo, os dois jogos foram tranquilos, sem maiores problemas.
O empate em 2 a 2 confirmou o título brasileiro do Flamengo, que vencera por 3 a 0 o jogo de ida. Presidente da Suderj na época, Márcio Braga revelou ao LANCE! que aquele momento foi um dos mais tristes com os quais lidou:
- Aquilo foi um horror, uma das piores coisas que vivi na minha vida! Era um momento em que o Flamengo foi campeão, mas não pude sequer comemorar, devido ao episódio - afirmou o ex-dirigente, que, em 1992, também era mandatário do Flamengo.
Márcio Braga contou que o acidente no Maracanã era uma "tragédia anunciada":
- Em um despacho que tive com o governador Leonel Brizola, eu chamei atenção de que o Maracanã estava deteriorado, e alguma coisa podia acontecer. Era preciso uma recuperação grande, muito grande. Mesmo com a reabertura meses depois, isso só aconteceu, de fato, no fim da década de 1990.
O laudo da perícia concluído por técnicos do Instituto Criminalista Carlos Éboli dias depois da tragédia apontou uma série de falhas. As grades da arquibancada estavam mal instaladas, havia peças corroídas pela oxidação, além de uma superlotação de torcedores.
Em 27 de julho de 1992, Márcio Braga anunciou a interdição do Maracanã. À época, ele prometeu realizar uma inspeção geral no estádio, para que fossem descobertos possíveis riscos que não eram detectados facilmente.
Devido à interdição do Maracanã, o Campeonato Carioca, disputado no segundo semestre, teve outros endereços. Boa parte dos clássicos aconteceu em São Januário (houve até um inusitado Fla-Flu no Ítalo Del Cima).
O Flamengo mandou boa parte de suas partidas na Gávea, enquanto o Vasco manteve a Colina como casa em todos os clássicos. Já o Botafogo contou com o Caio Martins e o Fluminense, recebeu suas partidas nas Laranjeiras.
O Maraca reabriu apenas em 3 de fevereiro de 1993, após 205 dias de silêncio, em um amistoso no qual o Flamengo bateu o Cruzeiro por 2 a 0.

Santos
Santos encaminha contratação de Everton Cebolinha, do Flamengo
Há 20 horas
Fora de Campo
Declaração de Weverton, do Grêmio, gera revolta: 'Não esperava'
Há 22 horas
Futebol Nacional
Janela de transferências no Brasil se aproxima do fim; saiba todos os detalhes
Há 1 dia
Futebol Nacional
Protesto e invasão: veja o que aconteceu após Inter x Santos
Há 2 dias
Cruzeiro
ANÁLISE: mudança de Artur Jorge alterou dinâmica ofensiva e defensiva do Cruzeiro
Há 2 dias
Fora de Campo
Felipe Melo manda recado a Abel após Botafogo x Palmeiras
Há 2 diasMais LANCE!

Flamengo dispara, abre vantagem sobre o Palmeiras e vira favorito ao título do Brasileirão; veja os números

PC Oliveira aponta erros de arbitragem em jogos do Brasileirão

Dublador revela conflito entre Kaio Jorge e Matheus Pereira

PC Oliveira aponta erro capital da arbitragem em Botafogo x Palmeiras

Cruzeiro: Fagner comenta sobre polêmica entre Kaio Jorge e Matheus Pereira

Ayrton Lucas celebra desempenho em maratona de jogos pelo Flamengo

Torcedores do Palmeiras se revoltam com liderança do Flamengo: 'Tenebrosa'

Corinthians sofre virada em casa para a Chapecoense no Brasileirão

Veja os gols de Marcinho que deram a vitória à Chapecoense sobre o Corinthians

Leonardo Jardim exalta torcida do Flamengo e comenta jejum de Pedro

Dê suas notas: Flamengo vence o Remo com gol de Samuel Lino

Cruzeiro vence o Athletico-PR em jogo marcado por protestos

Samuel Lino decide novamente, Flamengo vence o Remo e assume liderança do Brasileirão


