FMF defende VAR e explica demora nas decisões do sistema
O presidente da comissão de arbitragem,Giuliano Bozzano, disse que as demoras em revisar os lances duvidosos serã sanados com o tempo

O maior gerador de polêmicas das semifinais do Campeonato Mineiro não chuta uma bola, ou escala um time. Mas, suas decisões podem alterar o placar de uma partida de futebol. O VAR( sistema auxiliar da arbitragem por vídeo) teve papel decisivo nos jogos entre Atlético-MG x Boa Esporte e Cruzeiro e América-MG.
Nas duas partidas entre o Galo e a equipe de Varginha, o VAR anulou três gols atleticanos, decisões acertadas por sinal, No clássico entre Coelho e Raposa, a presença do sistema foi notada no segundo jogo quando anulou o gol de Felipe Azevedo por um toque de mão na bola antes do arremate para o gol, fato que o próprio jogador admitiu posteriormente ter colocado a mão na bola.
Apesar da efetividade do sistema, a demora na tomada de decisões chamou a atenção, gerando críticas às constantes paralisações do jogo para que os lances sejam verificados. Em um lance de Galo e Boa, a decisão do VAR sobre a anulação de um gol de Luan levou mais de sete minutos com o jogo paralisado.
Para o presidente da comissão de arbitragem da Federação Mineira de Futebol (FMF), Giuliano Bozzano, as paradas que revisam os lances são consideradas normais pelo ex-árbitro. Bozzano se justifica afirmando que os árbitros ainda estão tendo um primeiro contato com a tecnologia e haverá um tempo para adaptações no uso da ferramenta.
-O VAR é algo novo no mundo inteiro. Os árbitros estão treinados, e a filosofia é ''mínima interferência e máximo beneficio". Nós treinamos para que as intervenções sejam as mais rápidas possíveis. Com certeza, não é o tempo ideal, o tempo que se espera, mas está sendo aprimorado- disse.
Bozzano reiterou que a dinâmica do VAR será melhorada com o passar do tempo e reforça a defesa do uso da tecnologia no futebol.
- À medida que os árbitros estiverem mais íntimos do equipamento, as decisões serão mais dinâmicas. Relembrando que quando há uma checagem do VAR, não se revisa apenas a último lance, ele checa o início da jogada. Ele tem que voltar ainda mais, além do final, para ver se houve alguma infração na origem. Então, nós estamos tentando diminuir este tempo. Apesar de alguns momentos o tempo ser excessivo, o benefício que o VAR traz é imensurável-concluiu.

Futebol Nacional
Artur Jorge x Domínguez: estratégias em jogo no clássico entre Cruzeiro e Atlético
Há 3 horas
Fora de Campo
Inteligência artificial aponta placar de Cruzeiro x Atlético na Copa do Brasil
Há 3 horas
Futebol Nacional
Cruzeiro ou Atlético: quem chega melhor para o clássico na Copa do Brasil?
Há 4 horas
Atlético Mineiro
Domínguez completa seis meses no Atlético em alta e com confiança elevada
Há 19 horas
Atlético Mineiro
Dúvidas na escalação: As opções de Domínguez no Atlético para enfrentar o Cruzeiro
Há 23 horas
Atlético Mineiro
Foco no clássico: Confira a programação semanal do Atlético
Há 1 diaMais LANCE!

Análise: Atlético poupa forças de olho no clássico contra o Cruzeiro

Fred estreia pelo Atlético: veja como foi a atuação e a análise do volante

Domínguez aponta dificuldade do Atlético e explica rodagem no elenco

Dê suas notas: avalie as atuações em Internacional x Atlético-MG

Internacional e Atlético empatam sem gols no Beira-Rio pelo Brasileirão

Decisão da arbitragem em Internacional x Atlético-MG repercute: 'Inventou'

Torcida reage a lance em Internacional x Atlético-MG: 'Pecado'

Atlético-MG está escalado para enfrentar o Inter pelo Brasileirão

São Paulo recua nas negociações com Gustavo Scarpa, do Atlético

Internacional 0 x 3 Atlético-MG no Brasileirão 1980: show de Reinaldo e Eder na semifinal

Internacional x Atlético-MG: onde assistir, horário e escalações pelo Brasileirão

Fred na lista: veja os relacionados do Atlético para duelo com o Internacional

São Paulo avança em negociação com Gustavo Scarpa



