FMF se reposiciona e vê volta do futebol em Minas somente em junho

A entidade se baseia nos relatos das autoridades de saúde sobre o pico da pandemia do coronavírus no estado, que deve acontecer no fim de maio, início de junho 

A Caldense se mostrou um time organizado e firme na defesa. O Galo não soube superar, novamente, outro time com boa postura tática
Duelos como Galo e Caldense ainda terão de esperar pelo menos mais 60 dias  antes do retorno do futebol-(Divulgação/Mineirão)

Escrito por

A pressão do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, e hesitação dos órgãos de saúde de Minas Gerais em “bancar” uma volta do futebol no estado, parece ter feito a Federação Mineira de Futebol(FMF) se reposicionar acerca da situação. A entidade disse que bola nos gramados mineiros só em junho, evitando o discurso de que o retorno poderia acontecer em maio.

A FMF e o Governo do Estado se encontraram durante a semana e acertaram a criação de um protocolo de segurança, sem “cravar” uma data para volta das atividades. Porém, era desejo da federação tentar reiniciar o Estadual ainda este mês para cumprir o calendário.

-Ninguém cogita a volta do futebol este mês em Minas Gerais. Em maio, certamente não teremos futebol-disse Marcelo Aro, presidente da FMF, em entrevista à Rádio Itatiaia.

O novo pico da de contágio do coronavírus em Minas Gerais foi previsto para o fim de maio, início de junho, o que poderá abrir uma janela de datas já no final do próximo mês.

-O que foi dito, na minha reunião com o governador do estado, foi que em Minas Gerais ainda não chegamos ao pico da doença, e isso está previsto para o início de junho. Então, é extremamente temerário pensar na volta do futebol antes de vivenciar o pico da epidemia. Então, o que nós estamos trabalhando, com uma perspectiva muito otimista, que seja no final de junho para frente- explicou o dirigente, que citou como será o trabalhou com o governo mineiro sobre na elaboração do protocolo de segurança para jogadores e profissionais do esporte.

-Ciente da gravidade do momento, a Federação, enquanto entidade que gere o futebol no estado, precisa estar preparada para quando for possível retomar o futebol em Minas Gerais. É isso que estamos fazendo. A Federação, em parceria com o governo do estado, vem trabalhando em um protocolo de segurança para que, a partir do momento que seja possível retomar o futebol, tenhamos um mecanismo que seja seguro para todos os atletas, dirigentes... para pessoas que vivem o dia a dia do futebol possam exercer o seu trabalho com segurança- disse Aro, que comentou em seguida sobre a intenção de testar os atletas antes que voltem aos trabalhos.

-Quando isso for possível, nossa ideia é ter um protocolo onde haverá testes de todos os jogadores antes da retomada do campeonato, depois fazer testes ao longo das rodadas. O mecanismo que foi, inclusive, preparado pela CBF, e que a Federação já replicou para o governo do estado. Ainda estamos trabalhando nele, tanto que na reunião da quinta-feira ficou decidido que o próximo passo é apresentar o protocolo aos departamentos médicos dos clubes, para que os clubes também possam avaliar se ele é viável ou não- concluiu.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter