RADAR/LANCE!
31/10/2016
16:04
Rio de Janeiro (RJ)

O Vasco não teve sorte com os sete reforços que contratou para esta temporada. Marcelo Mattos, Ederson, Júnior Dutra, Pikachu, William, Rafael Marques e Fellype Gabriel foram os nomes escolhidos pela diretoria e apenas os dois primeiros conquistaram uma vaga no time titular.

Apesar disso, alguns nomes podem seguir no planejamento cruz-maltino para o ano de 2017. Especialistas do LANCE! analisaram os jogadores e opinaram sobre aqueles que devem permanecer no clube.

Rafael Marques, Julio Cesar e William - Vasco x Avaí
Rafael Marques, Junior Dutra e William foram alguns dos reforços do Vasco (Foto: Jorge Rodrigues/Eleven)

André Schmidt, colunista do LANCE!

- A primeira coisa que tem que ser analisada é o tempo de contrato. Dos sete, três estão em fim de vínculo: Marcelo Mattos, William e Fellype Gabriel. Destes, apenas um tem sido titular. E logo o mais jovem: William, de 24 anos. É o de menor custo e com maior chance de retorno no futuro, tanto técnico quanto financeiro. Acredito que do trio, é o que deveria ter sua situação analisada com mais carinho pela diretoria. Atualmente está emprestado pelo Madureira, clube que Eurico tem bom relacionamento. Pode ser um facilitador.

Os outros quatro tem sido utilizados com mais frequência por Jorginho. Ederson e Dutra formaram o ataque titular nos últimos jogos e Pikachu é uma espécie de coringa do treinador, já tendo atuado nos três setores. Rafael Marques, por sua vez, é o substituto imediato da zaga. Por terem contratos mais longos, acredito que todos permaneçam, mas apenas Ederson e Yago mostraram que possuem condições de brigar pela vaga de titular numa possível Série A no ano que vem. Os outros, apenas comporiam o elenco.

Em campo, até o momento, Ederson, William e Pikachu foram os que tiveram os melhores desempenhos entre os sete contratados. Acredito que no ano que vem, mais entrosados e adaptados, possam render ainda mais.

Vinicius Faustini, repórter do LANCE!

- Seria interessante o Vasco manter Ederson, Yago Pikachu e William. Ederson é um atacante muito oportunista, com boa movimentação e será crucial para a próxima temporada. Pikachu tem versatilidade e mostra muita correria. William compensa algumas deficiências técnicas com um futebol voluntarioso.

Além de deixar de lado os demais, o Cruz-Maltino precisa fortalecer seu elenco para a próxima temporada, em especial para rejuvenescer o que tem à disposição. A equipe dá ares de cansaço na reta final.