Botafogo x Vasco - Riascos e Emerson disputam a bola no clássico (Foto: Paulo Sérgio/Lancepress!)

 Riascos e Emerson disputam a bola no clássico da primeira fase (Foto: Paulo Sérgio/Lancepress!)

LANCE!
23/03/2016
10:15
Rio de Janeiro (RJ)

São mais de quatro meses sem saber o que é perder. Mais precisamente, 15 partidas em que saiu de campo somando pelo menos um ponto. A última derrota vascaína foi no clássico com o Fluminense, no segundo turno do Brasileiro do ano passado. Diante de todo o retrospecto positivo, o próximo rival é o Botafogo. Justamente o clube que, há quase nove décadas, conseguiu acabar com outra grande série invicta vascaína.

Entre os meses de maio e outubro de 1928, a equipe cruz-maltina ficou 20 partidas sem perder. Sucumbiu diante do Botafogo, que venceu por 3 a 1, em jogo pelo Campeonato Carioca. À época, a invencibilidade do Vasco aconteceu em partidas do Estadual e amistosos que, na época, eram bem mais comuns do que são hoje em dia.

No clássico de domingo, pela Taça Guanabara, há outro agravante. O Botafogo também está invicto em 2016 em confrontos oficiais, como lembra Julio dos Santos.

– Ter essa invencibilidade é boa. Isso dá crédito ao trabalho e a tudo que tem sido feito até agora. Sabemos que vamos enfrentar um time que também tem invencibilidade no Carioca. Temos de buscar a cada jogo — disse ele, que ressaltou qual o principal objetivo dos comandados do técnico Jorginho:

– O mais importante, agora, é conquistar o bicampeonato.

Na questão de série invicta, para entrar de vez na história do Vasco porém, o atual elenco ainda terá de percorrer um longo caminho. Isso porque a maior série invicta que se tem notícia aconteceu entre os anos de 1945 e 1946, com o time que ficou conhecido, não à toa, como Expresso da Vitória. Naquela época, o Vasco ficou 34 jogos sem ser derrotado. Será que Nenê e companhia conseguem superar esta marca histórica?

ALGUMAS SÉRIES MARCANTES

Anos atrás...

Em 1928, o Vasco conseguiu uma longa série invicta, foram 20 jogos sem perder. Entre maio e outubro, encarou times como Flamengo, Fluminense, Botafogo, América, São Cristovão e Corinthians. Mas, em novo encontro com o Botafogo, acabou sendo derrotado por 3 a 1

Expresso da Vitória


Um dos times mais famosos da História do Vasco. Aquela geração, que jogou entre 1942 e 1952, além de ganhar o Sul-Americano de 1948 (torneio que reuniu os campeões dos principais torneios do continente), também conseguiu uma grande marca. Entre abril de 1945 e fevereiro de 1946, ficou imbatível por 34 partidas, entre Torneio Municipal, Campeonato Carioca e amistosos

Atualidade

A atual série invicta do Vasco começou em novembro do ano passado, quando o time brigava contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. A equipe cruz-maltino não conseguiu escapar da degola, mas terminou a temporada sem derrota e manteve o ritmo neste Campeonato Carioca. Até o momento foram 10 jogos, oito vitórias e dois empates.