Sixteen Tons esbanja categoria na P.E. Hamdam

Estreando farda nova, castanho conseguiu a sexta vitória de sua campanha

gm
Sixteen Tons venceu com sobras a melhor carreira da semana no turfe carioca - Foto: Gerson Martins

Escrito por

Único ganhador clássico do campo (dono de quatro carreiras clássicas em seu cartel) e sétimo colocado no Grande Prêmio Brasil deste ano, chegando a dar impressão de vir brigar pelo triunfo, Sixteen Tons não encontrou problemas para vencer a Prova Especial Hamdam. Animal que foi líder de sua Geração e permaneceu invicto em suas três primeiras atuações (todas na esfera nobre – a saber: GP Mario de Azevedo Ribeiro e Clássicos Hernani de Azevedo Silva e José Calmon) e que não escolhe pista para correr bem, Sixteen Tons aos poucos está reencontrando seu melhor padrão.

A carreira, atração maior da semana de turfe no Hipódromo da Gávea, foi realizada em 1.900 metros, pista de areia leve. Reservada a produtos de 4 anos e mais idade, sete competidores alinharam e tiveram excelente largada. Voluntariosa, a única fêmea do campo, Efervescente assumiu o comando das ações, seguida de perto por Peter Luger, Sixteen Tons e Departure Time. Questor Maximus, Incomoe Zig e Baita Alegria ficavam um pouco mais afastados. Sempre vigiada por Peter Luger, Sixteen Tons e Departure Time, Efervescente puxava o ritmo. Incomoe Zig, na grande curva já começava a proximar-se dos primeiros.

Em plena reta final, na hora da decisão, logo Efervescente deu por encerrada sua missão, dominada por Peter Luger, que chegou a dar impressão de que poderia ser vencedor. Todavia, categoria é categoria e há de se respeitar. Ajustado por Wesley da Silva Cardoso, em grande fase na carreira, Sixteen Tons engrenou, dominou Peter Luger e abriu vantagem para o disco, em êxito dos mais convincentes. Mesmo muito atacado por seu companheiro Departure Time, Peter Luger conseguiu segurar a formação da dupla. Incomoe Zig e Questor Maximus completaram o placar remunerado. Baita Alegria não fez jus ao nome e terminou descolocado, assim como Efervescente, que esmoreceu e fechou a raia.

Preparado no Centro de Treinamento Vale da Boa Esperança pelo sensacional Dulcino Guignoni, Sixteen Tons é um 4 anos, filho de Pioneering e Swweet Mind, por Baligh, criado pelo modelar Haras São José da Serra e defensor (pela 1ª vez em sua campanha) do Stud São José dos Bastiões. Na sua sexta conquista, em 16 performances, Sixteen Tons parou os cronômetros em 2min02s26.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter