Elenco do Santos

David Braz e Gabriel são alguns dos pilares do Peixe em 2016 (Foto: Ivan Storti / Santos FC)

Léo Saueia e Russel Dias
10/05/2016
08:15
Santos (SP)

O torcedor santista já está acostumado com o sucesso no Campeonato Paulista no início do ano e com o insucesso no Brasileirão. Alguns apelidaram o desempenho do time na competição nacional como o “G-Santos”, se referindo ao meio da tabela.

Desta vez, no entanto, os próprios jogadores estão empolgados com o título estadual e querem usar isso de motivação para o início do Brasileiro, que será no fim de semana, contra o Atlético-MG, fora de casa, território que costuma ser hostil às vitórias do Alvinegro.

No ano passado, por exemplo, foi apenas uma vitória como visitante no Brasileirão, diante do Cruzeiro.

O diferencial para esta temporada é que a motivação tem um novo aspecto: a “insatisfação”. Com a campanha do ano passado, os próprios jogadores estão cansados de conviver com a velha sina de triunfar só no Estadual no início do ano.

– Importante começar um ano conquistado título, foi assim no ano passado, começamos com confiança.Essa conquista nos dá confiança para o resto da temporada. Temos mais duas competições, Copa do Brasil e Brasileiro, e antes mesmo da oração do título, foi falado assim: estamos felizes, mas não estamos satisfeitos, queremos mais! – garantiu o zagueiro David Braz, titular da equipe desde o começo de 2014.

Já o técnico Dorival Júnior tem outra preocupação: a manutenção do elenco. Além da sombra da janela europeia, que abre em julho, a Seleção vai tirar as principais peças do time por até nove rodadas do BR-16.

– Teremos muitas dificuldades, precisaremos correr, buscar elementos para fortalecer o grupo, é mais que necessário. Vai ser uma transição natural, será complicado, mas devemos nos preparar – explicou o treinador, que já avalia possíveis reforços com a diretoria alvinegra.

Entre perdas e reforços, brigas políticas, déficits e superávits, o torcedor do Santos só quer a classificação para a Libertadores com o bom futebol apresentado no começo do ano.

Confira o bate-bola com David Braz:

O Santos também ganhou o Paulista em 2015. Qual a importância de ganhar de novo em 2016?

É importante sempre estar ganhando títulos. Paulista é difícil, valorizo muito o Estadual, porque é difícil, tem grandes equipes, mais três grandes, bons times no interior que vêm com muita força. Então valorizo muito essa conquista e que com certeza nos dá confiança para o resto da temporada.

Como enxerga o time com os desfalques dos principais atletas?

É complicado, sim, porque são jogadores importantes, mas já provamos que temos jogadores que podem dar conta. Vamos precisar trabalhar, porque estamos acostumados a esses jogadores, então com certeza o Dorival vai procurar trabalhar bem os substitutos.

Preocupa o fato do Audax ter jogado melhor que o Santos?

Graças a Deus fomos eficientes e conquistamos mais um título, faz parte do futebol. Já perdi título como melhor em campo e no final perdemos, então foi ao contrário, mas estou feliz.