Com uma só ‘veterana’, Prêmio Brasil Olímpico celebra destaques de 2015

Fora Fabiana Murer, concorrentes ao troféu de Melhor Atleta do Ano concedido pelo COB tentam nesta terça-feira feito inédito na carreira. Vôlei de praia tem dois nomes na lista 

Mosaico - Ágatha e Bárbara (vôlei de praia) Ana Marcela Cunha (maratona aquática)  Fabiana Murer (atletismo) Alison e Bruno Schmidt (vôlei de praia) Isaquias Queiroz (canoagem)  Marcelo Melo (tênis).
Marcelo Melo (tênis), Isaquias Queiroz (canoagem), Alison e Bruno Schmidt (vôlei de praia), Fabiana Murer (atletismo), Ana Marcela Cunha (maratona aquática) e Ágatha e Bárbara (vôlei de praia): os indicados pelo COB

Escrito por

Uma “veterana” e cinco “novatos” disputam nesta terça-feira o troféu de Melhor Atleta do Ano, entregue pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) como parte das celebrações da 17 edição do Prêmio Brasil Olímpico. A cerimônia acontece a partir das 20h (de Brasília), no Teatro Bradesco, no Rio de Janeiro.

Vencedora em 2010 e 2011, Fabiana Murer, atual vice-campeã mundial de salto com vara, é a única dentre os indicados em ambos os naipes que já viveu a emoção de faturar o “Oscar do esporte olímpico nacional”. Aos 30 anos, ela se prepara para a despedida das pistas, o que acontecerá nos Jogos Rio-2016.

Fabiana concorre com a dupla campeã mundial de vôlei de praia Ágatha/Bárbara Seixas, presente na lista pela primeira vez, e a especialista em maratona aquática Ana Marcela Cunha, ouro nos 25km e bronze nos 10km ( olímpica) no Mundial de Kazan, na Rússia.

A nadadora já havia sido indicada em 2010 e 2014, mas perdeu para Murer e Martine Grael/Kahena Kunze, da vela, respectivamente.

– Estou muito feliz por ter sido lembrada novamente. Já bati na trave duas vezes. Vamos ver se agora eu consigo ganhar este prêmio – declarou a baiana Ana Marcela.

No masculino, é certo que o atleta ou parceria eleito será campeão inédito. Como prova da força do vôlei de praia em 2015, Alison e Bruno Schmidt também representam a modalidade, graças ao título mundial conquistado em Haia (HOL).

Na briga, aparecem ainda o tenista Marcelo Melo, campeão de Roland Garros (FRA) e número um do mundo nas duplas, e o canoísta Isaquias Queiroz, campeão mundial no C2 1.000 em Milão, na Itália.

A eleição dos melhores atletas do ano é feita por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.

Já o prêmio de Atleta da Torcida conta com oito candidatos: Ana Marcela, Fabiana Murer, Isaquias Queiroz, Marcelo Melo, Alison/Bruno, Erika Miranda (judô), Thiago Pereira (natação) e Yane Marques (pentatlo moderno).

A votação pode ser feita até o início da cerimônia em enquete publicada na página www.facebook.com/timebrasil e no site www.cob.org.br/pbo.

Em 2014, ano de estreia da categoria, a vencedora foi a ginasta Flávia Saraiva.

Guga e técnico 'gringo' receberão prêmios

O tricampeão de Roland Garros Gustavo Kuerten, o Guga, foi o escolhido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para receber o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, tradicional premiação que leva o nome do brasileiro bicampeão olímpico no salto triplo e celebra valores como ética, respeito e eficiência no esporte.

A entidade aproveitou as festividades pelos 15 anos desde que o ex-tenista atingiu pela primeira vez o topo do ranking mundial da ATP, ao vencer Andre Agassi na final do Masters Cup, em Lisboa (POR). Ele ficou na liderança por 43 semanas.

O Comitê também premiará, como de costume, os melhores treinadores da temporada. Dentre os escolhidos da vez, um é estrangeiro: o croata Ratko Rudic, da Seleção masculina de polo aquático, foi eleito na categoria esportes coletivos. Na individual/dupla, venceu Leandro Andreão, de Alison/Bruno Schmidt.

Serão homenageados ainda os medalhistas nos Jogos Pan-Americanos Toronto (CAN), em julho, os melhores atletas do ano em cada uma das 49 modalidades olímpicas e os Melhores Atletas dos Jogos Escolares da Juventude de Londrina (PR).

Quem mais venceu


Três troféus
Cesar Cielo (natação).
......................
Dois troféus
Guga (tênis); Arthur Zanetti, Daiane dos Santos e Daniele Hypolito (ginástica); Fabiana Murer e Maurren Maggi (atletismo).
......................

Um troféu
Leila, Giba, Sheilla, Murilo e Nalbert (vôlei); Vanderlei Cordeiro (atletismo); Fernando Meligeni (tênis); Jade Barbosa e Lais Souza (ginástica); Natália Falavigna (taekwondo); Poliana Okimoto (maratona aquática); Robert Scheidt, Jorge Zarif e Martine/Kahena (vela); João Derly e Sarah Menezes (judô); Thiago Pereira (natação).

Relembre os últimos premiados pelo COB na categoria Melhor Atleta do Ano

1999 – Maurren Maggi (atletismo) e Gustavo Kuerten (tênis)
2000 – Leila Barros (vôlei) e Gustavo Kuerten (tênis)
2001 – Daniele Hypolito (ginástica artística) e Robert Scheidt (vela)
2002 - Daniele Hypolito (ginástica artística) e Nalbert (vôlei)
2003 – Daiane dos Santos (ginástica artística) e Fernando Meligeni (tênis)
2004 - Daiane dos Santos (ginástica artística) e Vanderlei Cordeiro (atletismo)
2005 – Natália Falavigna (taekwondo) e João Derly (judô)
2006 – Laís Souza (ginástica artística) e Giba (vôlei)
2007 – Jade Barbosa (ginástica artística) e Thiago Pereira (natação)
2008 – Maurren Maggi (atletismo) e Cesar Cielo (natação)
2009 – Sarah Menezes (judô) e Cesar Cielo (natação)
2010 – Fabiana Murer (atletismo) e Murilo Endres (vôlei)
2011 - Fabiana Murer (atletismo) e Cesar Cielo (natação)
2012 – Sheilla Castro (vôlei) e Arthur Zanetti (ginástica)
2013 – Poliana Okimoto (maratona aquática) e Jorge Zarif (vela)
2014 - Martine Grael e Kahena Kunze (vela) e Arthur Zanetti (ginástica artística)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter