Árbitra escalada para Palmeiras x São Bernardo tem retrospecto polêmico neste Paulistão

Edina Alves tem sido muito questionada por atuações recentes neste estadual

Edina Alves
Edina Alves causou polêmica no último Choque-Rei, no dia 22 de janeiro. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Escrito por

Nesta quinta-feira (09), a Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu a arbitragem que comandará a partida entre Palmeiras e São Bernardo, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. O confronto acontecerá neste sábado (11), às 19h (de Brasília), no Allianz Parque. A árbitra escolhida foi Edina Alves, que tem gerado polêmica nos últimos jogos do estadual.

> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui

Edina terá como assistentes Neuza Inês Back e Daniel Paulo Ziolli. Marcio Henrique de Gois comandará o VAR. Nesta temporada, a árbitra já apitou dois jogos do Verdão: o empate em 0 a 0 com o São Paulo, pela terceira rodada do Paulistão, e a vitória por 2 a 0 contra a Inter de Limeira, ambos no Allianz Parque.

Após o Choque-Rei, o técnico Abel Ferreira fez duras críticas à arbitragem de Edina Alves, que também foi contestada pela torcida devido a um possível pênalti não marcado para o Verdão.

- Passaram-se hoje algumas coisas durante o jogo e eu acredito que a nossa direção vai se posicionar. Não pode ser só mandar e-mails e mais e-mails - disse o treinador.

Além disso, o próprio Palmeiras enviou um ofício à FPF questionando a decisão no lance, que envolveu os jogadores Arboleda e Piquerez. Edina não marcou penalidade em campo e o VAR não recomendou a checagem na cabine à beira do gramado. Depois do ocorrido, o jogo foi paralisado para que o aparelho de comunicação da árbitra fosse trocado.

> Palmeiras x São Bernardo: saiba onde assistir ao jogo válido pelas quartas do Paulistão

Não só o Alviverde, mas recentemente Corinthians e Santos também demonstraram indignação ​com atuações de Edina Alves. Como o LANCE! já havia noticiado, no confronto entre os dois times, a árbitra anulou um gol de Yuri Alberto, entendendo que o jogador cometeu uma falta em Lucas Pires, decisão muito questionada. Antes da partida, o Peixe emitiu um comunicado questionando a escalação de Edina.

- Nosso objetivo é também preservar a própria árbitra. Não estamos questionando, em momento algum, a qualidade técnica ou mesmo a seriedade da profissional, mas demonstramos preocupação de um novo fato em partida decisiva no Campeonato Paulista - dizia parte da nota.

No ano passado, ela polemizou em um jogo entre São Paulo e Santos, no qual foi criticada por não marcar um pênalti para o Peixe após Ângelo receber um carrinho de Reinaldo na grande área.

Edina Alves
A árbitra Edina Alves apitando partida entre Palmeiras e Inter de Limeira. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O Palmeiras terminou a fase de grupos com a melhor campanha geral da competição e na primeira posição no Grupo D com 28 pontos, enquanto o São Bernardo foi o vice-colocado com 26 (com a segunda melhor campanha geral). Agora, as equipes se enfrentam em busca de avançar para as semifinais do Paulistão.

Vale lembrar que com os 28 pontos conquistados na primeira fase, o Palmeiras terá de somar ao menos dois para conseguir a classificação para a final, ou seja, precisa de apenas dois empates. Caso avance, o Palmeiras terá a vantagem de decidir em casa todo o caminho até uma eventual final.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter