Monumento iluminado em homenagem aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Monumento iluminado em homenagem aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

RADAR/LANCE!
27/04/2016
15:25
Rio de Janeiro (RJ)

Os Jogos Olímpicos do Brasil estão chegando e, a 100 dias para a cerimônia de abertura no Maracanã, 13 cidades ao redor do mundo acionaram a contagem regressiva. Como homenagem ao evento, ficarão iluminados, na noite desta quarta-feira, monumentos e edifícios icônicos em Atenas, Atlanta, Budapeste, Buenos Aires, Cidade do México, Doha, Joanesburgo, Londres, Roma, Seul, Tóquio, Brasília e Rio de Janeiro.

A ação é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores e sua rede de postos, com apoio da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, do Ministério do Esporte, da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Embratur.

Palco da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, Atenas (Grécia) terá o Estádio Panatenaico nas cores verde e amarelo nesta noite, quando a tocha olímpica será entregue oficialmente ao governo brasileiro. O local volta a ficar iluminado na véspera da abertura dos Jogos, em agosto.

Em Atlanta (Estados Unidos), a Prefeitura (City Hall) ficará iluminada. Já em Budapeste (Hungria), o símbolo escolhido foi a Ponte das Correntes. Buenos Aires (Argentina), por sua vez, terá as cores especiais em três locais: Monumento aos Espanhóis, Planetário (ambos em Palermo) e Pirâmide de Maio. Na Cidade do México (México), o Estádio Olímpico Universitário, sede de disputas das Olimpíadas de 1968, ficará nas cores do Brasil.

A Torre Aspire, em Doha (Catar), a Ponte Nelson Mandela, em Joanesburgo (África do Sul), e a Torre Seul N, em Seul (Coreia do Sul) também foram escolhidas para receberem a iluminação especial. A homenagem olímpica ainda será vista na London Eye e na Embaixada do Brasil (na Trafalgar Square), em Londres (Grã-Bretanha), no Edifício Sede do Governo de Tóquio e no Parque Olímpico de Komazawa, em Tóquio (Japão), e na Embaixada do Brasil no Palácio Dora Pamphilj, em Roma (Itália).

Já no Brasil, a capital federal receberá a iluminação no Palácio do Planalto e no Palácio Itamaraty. O Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, é a cidade que terá mais pontos em verde e amarelo: Cristo Redentor, Maracanã, Arcos da Lapa, Arenas Cariocas no Parque Olímpico da Barra e Ponte Dom Eugênio Salles.