Chris Froome volta a usar a camisa amarela na Volta da França

Atual bicampeão da Volta, britânico chega no pelotão da frente na 14ª etapa, vencida pelo australiano Michael Matthews

Chris Foome na Volta da França
Chris Froome ficou com a camisa amarela (Foto: PHILIPPE LOPEZ / AFP)

Escrito por

Michael Matthews, da equipe Sunweb, venceu neste sábado a 14ª etapa da Volta da França, entre as cidades de Blagnac e Rodez (181,5km). Foi seu primeiro triunfo nesta edição da prova mais importante do ciclismo mundial. Com isso, o australiano tira um pouco a diferença com Marcel Kittel pela camisa verde e a liderança nos pontos (373 a 274). Kittel chegou 14 minutos atrás dos líderes.

Mas quem se deu muito bem foi o atual bicampeão Chris Froome. Beneficiado pelo bom trabalho de seus companheiros da Sky, o britânico terminou em sexto lugar, apenas um segundo atrás do líder e bem à frente dos ciclistas que estão disputando com ele o título da Volta. Com isso, Froome, que entrou como vice-líder seis segundos atrás do italiano Fabio Aru (Astana), voltou à ponta e retomou a camisa amarela – abrindo 18 segundos de diferença.

A prova teve o pelotão principal quase encostado no pelotão de fuga e foi definida nos quilômetros finais. Com um erro de estratégia, Fabio Aru pedalou um pouco desgarrado do bolo, assim como o colombiano Nairo Quintana (Movistar), enquanto Froome era auxiliado pela equipe, que o guiava na frente do grupo. No sprint final, Matthews saiu de terceiro para a ponta, deixando o belga Greg Van Avermaet (BMC) e o norueguês Hagen Boasson (Dimension) para trás e venceu sem sustos. Froome conseguiu se manter à frente de Daniel Martin, irlandês da Quick Step, e de Rigoberto Urán, colombiano da Cannondale. Os dois também chegaram no mesmo segundo de Froome e permanecem no Top-6.

A Volta da França terá neste domingo a 15ª etapa, entre Laissac – Le Puy, com 189km, prova dura, com dois picos de categoria 1 e alguma chance para Nairo Quintana (mais de 2m atrás do líder) aproveitar a sua força como montanhista para tentar se aproximar de Froome. Uma má performance do colombiano provavelmente o tirará da briga pelo título.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter