Com cerca de um milhão nas ruas e emoção, Ali é cremado nos EUA

Ídolo do boxe foi reverenciado no funeral em Louisville, no Kentucky, nesta sexta-feira. Mike Tyson e ator Will Smith carregaram o caixão de Muhammad Ali

Funeral de Muhammad Ali
 (Foto: AFP)

Escrito por

Emoção, respeito e amor marcaram o funeral de Muhammad Ali, nesta sexta-feira, em Louisville, no Kentucky. Cerca de um milhão de pessoas se espalharam pela cidade para acompanhar o cortejo, que reuniu 16 limosines e várias personalidades como o ator Will Smith e o ex-campeão mundial Mike Tyson.

A cerimônia teve uma duração de 2h17 e percorreu cerca de 30 quilômetros pela cidade natal do pugilista, que morreu dia 3, em Phoenix, no Arizona, vítima de complicações por causa do Mal de Parkinson. Tyson e Smith carregaram o caixão de Ali.

Durante todo o trajeto, a comitiva foi acompanhada por uma multidão, que não se cansou de homenagear o grande ídolo. Os gritos de "Ali, Bomaye" (Ali, Mate-o) - que foram criados na África, em 1974, durante a histórica luta contra George Foreman - voltaram a ser entoados pelos fãs.

Muitos não se continham e iam de encontro para tocar no automóvel, como se estivessem cumprimentando o boxeador. Outros calçavam luvas e faziam gestos de lutador, repetindo o que Ali eternizou nos ringues.

Eram homens, mulheres, brancos, negros, jovens e idosos fazendo questão de saudar com muito respeito o esportista mais importante de todos os tempos. Muhammad Ali, que sempre se gabou de ser o "campeão do povo", tinha o seu reconhecimento mais uma vez.

Dois pontos do trajeto causaram maior emoção. Primeiro no Muhammad Ali Center, onde milhares de pessoas se aglomeravam para dar o último adeus. O outro foi na casa onde o boxeador nasceu em 1942. Duas filas de guardas policiais precisaram ser feitas para impedir o assédio do público.

Nas 15 limosines que completavam a comitiva, familiares de Ali e personalidades convidadas abaixaram os vidros do automóvel e acenaram para delírio do público.

Ao final, o cortejo se dirigiu ao cemitério Cave Hills para uma cerimônia reservada. O corpo de Ali foi cremado e suas cinzas serão colocadas em uma urna, que será depositada em um salão onde estão os restos mortais de 5,5 mil soldados da Guerra Civil americana.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter