Nilton

Nilton está envolvido em caso de doping Foto: Marcos Cunha/Agência Freelancer/LANCE!Press)

LANCE!
09/11/2015
18:37
Rio de Janeiro (RJ)

A CBF anunciou nesta segunda-feira que dois jogadores do Internacional foram flagrados em exames antidoping. Os volantes Nilton e Wellington tiveram resultado analítico adverso para a substância hidroclorotiazida, que é um diurético proibido pela Agência Mundial Antidoping por "maquiar" a presença de outras substâncias dopantes.

Nilton foi pego duas vezes, contra Palmeiras, pela Copa do Brasil, e Corinthians, pelo Brasileirão, respectivamente nos dias 30 e 16 de setembro. Já Wellington também foi flagrado contra o Verdão, mas no jogo de ida, em 23 de setembro.

Como a contraprova já foi realizada, a dupla colorada está suspensa preventivamente pelo STJD por 30 dias e, desta forma, não atuam mais na temporada. A procuradoria do Tribunal se encarregará de realizar denúncia contra os jogadores e levá-los a julgamento. A pena pode chegar a dois anos de suspensão. O Internacional não corre risco de punição.

Rogério Pastl, advogado do Internacional, afirmou que o Colorado tem cinco dias para apresentar uma defesa prévia.

Os casos de doping no futebol costumas ser decididos em última instãncia jurídia, na Corte Arbitral do Esporte, na Suiça. Antes disso, a Procuradoria do STJD julgará o caso, cabendo recuso à defesa.

A hidroclorotiazida é a mesma substância encontrada no exame feito no meio-campo Fred (ex-Internacional) enquanto o jogador estava defendendo a Seleção Brasileira na Copa América.