Ronaldo Fenômeno

Ronaldo inaugurou academia de futebol no Rio (Foto:Hugo Mirandela)

Hugo Mirandela
24/03/2016
16:19
Rio de Janeiro (RJ)

O ex-atacante Ronaldo Fenômeno inaugurou a sua primeira academia de futebol no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, na Barra da Tijuca. A Ronaldo Academy é uma parceria do ex-jogador com Carlos Wizard Martins. O ex-atleta disse que desde que parou de jogar, tinha o desejo de retribuir tudo o que o esporte tinha lhe proporcionado. E um encontro com o empresário em janeiro de 2015 fez o projeto sair do papel.

- Eu quando parei de jogar futebol me senti na obrigação de criar um projeto que pudesse retribuir tudo o que eu aprendi no futebol. E em um encontro em Orlando surgiu essa ideia de criar a Ronaldo Academy usando o sistema de franquias do Carlos, que é um sucesso absoluto. O projeto está indo muito bem, em um ano já temos mais de 60 vendidos e a gente espera aí crescendo muito – contou o Fenômeno.

A Ronaldo Academy já tem unidades em diversas cidades do Brasil: São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Goiânia (com duas unidades), São José dos Campos. Além dessas, mais 15 franquias estão confirmadas no país. A marca também já está no exterior. Serão inauguradas mais cinco unidades nos Estados Unidos ainda em 2016 e cerca de 30 chegarão à China. Segundo Ronaldo, o projeto está procurando explorar lugares onde há muitos praticantes de futebol.

- A China hoje é o país com maior número de praticantes de futebol no mundo, obviamente se leva em consideração a sua população. Mas a China é um mercado que vem crescendo muito o número de praticantes de futebol e a gente quer explorar o máximo de alunos possíveis. De outros países também, como os Estados Unidos, que vêm crescendo muito, já é o segundo país em número de praticantes de futebol no mundo. Por tanto, nós estamos bem inseridos nesses dois países e obviamente aqui no Brasil também – disse o ex-atacante.

De acordo com Ronaldo, a academia não foca apenas no desenvolvimento esportivo dos alunos, mas também na educação. O Fenômeno espera que o projeto ajude no desenvolvimento das crianças.

- A gente não espera assim com a academia criar só fenômenos. A gente quer isso e sem dúvida vai acontecer naturalmente, porque vamos tirar o melhor de cada aluno. Mas nosso principal objetivo, sem dúvida, é criar cidadãos, dar oportunidade parar que essas crianças possam se desenvolver da melhor maneira possível – explicou Ronaldo, destacando que tentará estar em contato com as crianças da academia.

- A gente vai estar sempre perto, na medida do possível, acompanhando as franquias. Vamos criar alguns torneios de modo que eu possa estar rodando perto das academias – completou.

Contando com o trabalho de ex-jogadores de futebol e profissionais de educação física diferenciados, a Ronaldo Academy é voltada para crianças e jovens entre 4 e 18 anos. A metodologia do projeto é chamada de “DNA Fenomenal”, inspirada na vida de Ronaldo como pessoa e atleta. As categorias vão do Phenomenal 1 (sub-6 e sub-8) ao Phenomenal 4 (sub-16 e sub-18), e cada uma delas tem uma forma de ensino específico, de acordo com a faixa etária.

O projeto também conta como uma ação social. Isso porque 20% das vagas de cada unidade da Ronaldo Academy será destinada para alunos carentes. A academia de futebol também terá um programa de intercâmbio em que os jogadores poderão ir para os Estados Unidos e China. Além disso, com o Estudante-Atleta, os alunos terão oportunidades de estudar em universidades americanas.