Borussia Dortmund x Bayer Leverkusen

Divulgação/Borussia Dortmund

LANCE!
21/02/2016
13:51
Dortmund (ALE)

Apertem os cintos, o árbitro sumiu! O clássico alemão entre Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund contava com times com grandes jogadores e disputa por vaga na Liga dos Campeões, mas quem chamou a atenção foi o árbitro Felix Zwayer, que se retirou do gramado por 13 minutos do segundo tempo. O juiz tomou tal decisão depois que expulsou o técnico do Leverkusen, que reclamou do lance que gerou o gol do Dortmund e se recusou a deixar o gramado. Sendo assim, quem se retirou foi o próprio Zwayer, gerando uma grande confusão e dúvida nos jogadores e torcedores.

Com a bola rolando, melhor para o Borussia Dortmund, que mesmo fora de casa, conseguiu vencer por 1 a 0, gol marcado por Aubameyang. O Leverkusen esteve melhor e criou mais chances de balançar a rede, mas viu o rival deixar o campo mais feliz. Com o resultado, o Dortmund chegou aos 51 pontos e vai ficando absoluto na segunda colocação do Campeonato Alemão, abrindo grande vantagem para o Hertha Berlin. Já o Leverkusen permanece com 35 pontos e vê a classificação para a Liga dos Campeões já ameaçada.

Na próxima rodada, o Bayer Leverkusen vai encarar o Mainz, que briga por vaga na Liga Europa. Já o Borussia Dortmund, recebe o Hoffenheim, que tenta sair da zona de rebaixamento.

O JOGO

Os times foram para o jogo e o equilíbrio prevaleceu no primeiro tempo, com uma leve vantagem para o time da casa. O Bayer Leverkusen ficava mais com a bola, nada de jogadas perigosas. Enquanto isso, o Borussia Dortmund apostava nas saídas em velocidade, principalmente com os avanços pelas alas, mas as bolas alçadas na área não eram objetivas.

Com uma formação quase igual e ataques sem sucesso, pode-se dizer que cada equipe teve uma chance mais clara de abrir o placar. Pelo time visitante, Pierre-Emerick Aubameyang conseguiu espaço para finalizar com perigo. Já pelo Bayer Leverkusen, Karim Bellarabi fez uma boa jogada pelo canto, mas Burki acabou fazendo boa defesa.

No segundo tempo, com o apoio da torcida, o Bayer Leverkusen começou melhor e rodeando a área do Dortmund. As várias faltas próximo ao gol do Dortmund levavam bastante perigo, mas o pé descalibrado dos jogadores não fez com que nenhuma delas parasse no fundo da rede. Assim como na etapa inicial, os visitantes arriscavam as jogadas em velocidade. E em uma dessas jogadas, a rede balançou. Após cobrança de falta rápida, os visitantes trocaram passes, Durm cruzou e, sem marcação, Aubameyang bateu para abrir o placar. Foi neste momento começou a confusão.

Ainda durante a comemoração de Aubameyang, os jogadores do Leverkusen foram ao árbitro reclamar que, na origem da jogada, a falta havia sido cobrada muito à frente de onde ela tinha acontecido. Diante de tantas contestações também da comissão técnica, o árbitro Felix Zwayer expulsou Roger Schmidt, técnico do Leverkusen.

Revoltado, o treinador se recusou a deixar o banco de reservas e Felix Zwayer resolveu, então, sair ele. Literalmente! O juiz chamou os auxiliares e membros da arbitragem e foram todos para o vestiário. Jogadores e torcedores ficaram incrédulos e sem entender muito o que acontecia. Pouco depois, os dois times foram chamados para o vestiário e, após 13 minutos de paralisação, a bola voltou a rolar, com o árbitro de volta ao campo.

No retorno do "segundo intervalo" da partida, o Leverkusen permaneceu melhor e jogando a maior parte do tempo no campo de ataque. Os visitantes apostavam em uma forte marcação e também em algumas faltas para parar o adversário. Apesar da pressão do Leverkusen, foi o Borussia Dortmund que quase fez. Em nova jogada rápida, Reus saiu na cara do goleiro Leno, que saiu nos pés do meia para fazer a defesa.

Aos 45 minutos, Chicharito teve a oportunidade de deixar tudo igual. O camisa 7 recebeu na área, girou e bateu forte, mas a bola passou ao lado da trave e foi para fora, frustrando os torcedores que ainda acreditavam no empate.