Flamengo e Grêmio fazem tira-teima na Copa do Brasil; relembre decisões

Até agora, são quatro classificações para cada lado

gremio_flamengo_gabigol_suarez-aspect-ratio-512-320
Flamengo e Grêmio na primeira partida da semifinal (Foto: Vinicius Saraiva Da Rosa/Photo Premium/Gazeta Press)

Escrito por

Flamengo e Grêmio jogam, nesta quarta-feira (16), pela partida de volta da semifinal da Copa do Brasil. Os dois times já se encontraram oito vezes em confrontos decisivos do torneio, com quatro resultados positivos para cada lado. O duelo no Maracanã define quem vai desempatar o histórico. O Lance! relembra todos os jogos importantes entre cariocas e gaúchos na competição.

Dos oito confrontos em mata-mata, o Tricolor venceu os quatro primeiros (1989, 1993, 1995, 1997) e o Rubro-negro avançou nos quatro últimos (1999, 2004, 2018, 2021). Desse total, um foi pelas oitavas de final, três pelas quartas, três pelas semifinais e um na grande final.

+ Flamengo aposta em ‘poder do Maracanã’ para superar Grêmio na Copa do Brasil; entenda

SEMIFINAL - 1989

Flamengo e Grêmio se encontraram na mesma fase da Copa do Brasil que acontece nesta quarta-feira. O primeiro jogo, no Maracanã, foi um empate em 2 a 2. Na volta, dentro do Olímpico, os gaúchos golearam os cariocas por 6 a 1, com gols de Cuca (duas vezes), Paulo Egídio (duas vezes), Almir e Assis, para o Grêmio, e Renato Portaluppi, para o Flamengo. Na sequência da competição, o Tricolor foi campeão em cima do Sport, 1 a 0 na ida e 2 a 1 na volta.

SEMIFINAL - 1993

Quatro anos depois, os times se enfrentaram nas semifinais novamente. O resultado foi o mesmo, com o Grêmio avançando. Na partida de ida, no Maracanã, o Flamengo venceu por 4 a 3, mas na volta, dentro do Olímpico, o Tricolor fez 1 a 0 e foi para a grande final. Na sequência, contra o Cruzeiro, os gaúchos foram vice-campeões.

SEMIFINAL - 1995

Já nas semifinais, dois anos depois, o Grêmio manteve a escrita na Copa do Brasil. O confronto teve uma vitória do Flamengo na partida de ida (2 a 1) e uma vitória dos gaúchos na volta (1 a 0). O resultado garantiu o Tricolor na final mais uma vez, mas o time foi vice-campeão contra o Corinthians, com duas vitórias dos paulistas.

FINAL - 1997

Segundo maior campeão da Copa do Brasil, o Grêmio decidiu um único título da competição contra o Flamengo, em 1997. Os dois confrontos, porém, terminaram empatados: um 0 a 0 no Olímpico e um 2 a 2 no Maracanã. Na ocasião, os gaúchos levantaram o troféu pelo critério dos gols marcados fora de casa. Essa foi a terceira taça, das cinco que o Tricolor tem na competição.

OITAVAS DE FINAL - 1999

Em 1999, mais uma vez os dois times se enfrentaram, dessa vez nas oitavas de final. No jogo de ida, o Flamengo venceu dentro do Olímpico, por 2 a 1. Na volta, um empate em 2 a 2 no Maracanã fez com que o Rubro-negro fosse para as quartas de final. Na sequência, o time foi eliminado pelo Palmeiras. O grande campeão de 1999 foi o Juventude, que venceu o Botafogo na final.

QUARTAS DE FINAL - 2004

Em 2004, Flamengo e Grêmio se encontraram pela primeira vez nas quartas de final da Copa do Brasil. O jogo de ida foi novamente no Olímpico, com uma vitória do Rubro-Negro por 1 a 0. No Maracanã, os cariocas só administraram um 0 a 0 e avançaram para as semifinais da competição. O Fla conseguiu chegar na grande decisão, mas perdeu para o Santo André.

QUARTAS DE FINAL - 2018

Apenas 14 anos depois, os dois times voltaram a se enfrentar no mata-mata da Copa do Brasil. Nas quartas de final, o primeiro jogo foi em Porto Alegre, na Arena do Grêmio. Luan abriu o placar para o Tricolor, aos 35 minutos do primeiro tempo, e Lincoln empatou aos 48 do segundo tempo. Na volta, Everton Ribeiro marcou logo no início e garantiu o Flamengo na semifinal. Nesta edição, o Cruzeiro foi o campeão.

QUARTAS DE FINAL - 2021

A última vez que Flamengo e Grêmio tiveram um duelo decisivo na Copa do Brasil foi em 2021. Na partida de ida das quartas de final, o Flamengo encaminhou a classificação com um sonoro 4 a 0 dentro da Arena do Grêmio. Na volta, Pedro marcou duas vezes e o Rubro-negro seguiu na competição. Já na semifinal, a equipe foi eliminada pelo Athletico-PR depois de um empate em 2 a 2 e uma derrota por 3 a 0 dentro do Maracanã.

Everton Ribeiro é uma das armas do Fla para superar de novo o Grêmio na Copa do Brasil (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Everton Ribeiro na partida de ida (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Agora, o duelo de dois dos maiores campeões da Copa do Brasil está em um momento decisivo. Depois de um 2 a 0 para o Flamengo em Porto Alegre, o Grêmio precisa vencer por três gols de diferença para avançar ou por dois gols para levar a disputa para os pênaltis. O jogo desta quarta-feira (16) acontece às 21h30, no Maracanã, e o Lance! acompanha a partida em Tempo Real.

*Nina Ribeiro sob supervisão de Paula Mattos.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter