Abel Braga é punido pela Conmebol e não comandará o Flamengo em Quito
Treinador foi suspenso por conta do atraso do time na volta do intervalo na partida contra o Peñarol, no Maracanã. Leomir, auxiliar técnico de Abel Braga, dirigirá o Fla diante da LDU
Abel Braga não poderá comandar o Flamengo diante da LDU, nesta quarta, em partida decisiva pelo Grupo D da Copa Libertadores, em Quito. A Conmebol publicou nesta terça-feira a decisão do Tribunal de Disciplina que suspendeu o treinador por uma partida por conta do atraso do time na volta do intervalo contra o Peñarol, do Uruguai, no dia 3 de abril, no Maracanã.
Na súmula, foram registrados dois minutos de atraso da equipe do Flamengo neste jogo. Como foi reincidente - aconteceu também na partida contra o San José, em Oruro -, o regulamento responsabiliza o treinador pelo atraso e prevê a suspensão. Abel ainda foi multado em 1,5 mil dólares, cerca de R$ 5.900,00.
A decisão do Tribunal Disciplinar da Conmebol que tira Abel Braga do jogo entre Flamengo x LDU. Não cabe recurso. Assim, Leomir deve comandar o Rubro-Negro em Quito. #lanceFLA pic.twitter.com/XSbbUGlxRR
— Matheus Dantas (@matheusdantasfr) 23 de abril de 2019
O Flamengo, por sua vez, foi multado em 15 mil dólares, aproximadamente R$ 59 mil. A Conmebol ainda advertiu o Flamengo e Abel Braga que, em caso de reincidência de qualquer infração igual ou similar, será considerado como uma situação agravante. A decisão do Tribunal não cabe recurso ao clube da Gávea.
Neste cenário, o auxiliar técnico Leomir comandará o Flamengo no Estádio Casa Blanca, no Equador. Ele já substituiu Abel Braga uma vez este ano, na final da Taça Rio, quando o treinador ficou afastado por uma questão médica.
Abel teve um mal-estar no Fla-Flu, na semifinal do turno, e foi submetido a um procedimento cirúrgico dias antes do duelo com o Vasco. O empate em 1 a 1 levou a decisão para os pênaltis e, com Leomir no banco, o Fla foi campeão.
ABEL SOBRE A PUNIÇÃO: 'UMA GRANDE SACANAGEM'
Em Quito, o treinador do Flamengo lamentou ficar fora da partida decisiva. Em entrevista ao "Sportv", na tarde desta terça-feira, o treinador Abel Braga classificou a punição do Tribunal Disciplinar como "uma grande sacanagem".
- Isso é horrível, uma grande sacanagem. Dois minutos, nós voltamos a tempo, só que tem aquele negócio daquela corrente. E foi no jogo contra o Peñarol, que eles demoraram 4 minutos. Só que nós tínhamos sido advertidos no primeiro jogo contra o San Jose. Paciência, a Conmebol tem isso - disse Abel.
O técnico do Flamengo ainda ressaltou que outros episódios, como a confusão generalizada entre torcedores do Peñarol e do Flamengo antes da partida em questão, na orla do Leme, - que terminou com um rubro-negro agredido e internado no Hospital Miguel Couto -, mereciam mais atenção da Conmebol.