Holanda bate Portugal com gol validado pelo VAR e estreia bem na Copa do Mundo feminina

Stefanie van der Gragt, ainda aos 13 minutos, marcou o gol da vitória

000_33PQ9PE-aspect-ratio-512-320
Jogadora da Holanda celebra gol marcado (Foto: Sanka Vidanagama / AFP)

Escrito por

Na madrugada deste domingo, a seleção da Holanda venceu a equipe de Portugal por 1 a 0, em jogo válido pelo grupo E da Copa do Mundo Feminina. Ainda aos 13 minutos da primeira etapa, a zagueira Stefanie van der Gragt marcou o único tento da partida, com leve ajuda do árbitro de vídeo.

+ Confira as informações e notícias da Copa do Mundo Feminina

Com o resultado, as holandesas chegaram a três pontos e assumiram a segunda colocação da chave 5, atrás dos Estados Unidos apenas no saldo, já que tem 1, contra 3 das norte-americanas. Já as portuguesas ficaram na terceira posição, pelo mesmo motivo: terem -1 de saldo, contra -3 do Vietnã.

+ Torça pela nossa Seleção Feminina com camisas a partir de R$29,90

Veja os cinco lances mais importantes do encontro

!SEM DEMORA! Logo aos 13 da primeira etapa, as holandesas abriram o placar. Em escanteio pelo lado direito de ataque, Sherida Spitse bateu na segunda trave e Stefanie van der Gragt subiu no terceiro andar para cabecear. A bola percorreu um caminho para entrar, onde Jill Roord estava nele e fez o corta-luz, sendo marcado impedimento no lance. A árbitra do jogo, Kateryna Monzul, foi chamada ao monitor para interpretar o lance e validou o gol após entender que não houve interferência da atleta holandesa.

!ALÇANDO VOO! A jogada aérea novamente levaria perigo no ataque holandês. A dona das bolas paradas, Spitse cobrou novo escanteio no meio da pequena área. Roord, dessa vez, participou da jogada legitimamente ao se posicionar sozinha, mas a cabeçada foi ruim e a camisa 6 acabou desperdiçando grande oportunidade de ampliar o placar ao jogar por cima do gol.

!GRANDE MILAGRE! Aos seis minutos do segundo tempo, a Holanda finalmente chegaria por baixo com perigo. Spitse lançou no meio de campo para Danielle van de Donk, que cabeceou para a frente, em profundidade, buscando Lineth Beerensteyn. A camisa 7 dominou, arrastou para o meio e tentou conexão com Martens, mas a bola acabou batendo na zaga portuguesa e sobrando limpa para a própria Van de Donk, que bateu forte, de canhota, mas esbarrou em grande defesa de Inês Pereira.

!FINALMENTE! A seleção de Portugal demorou para chegar com perigo e só foi assustar a goleira Daphne van Domselaar aos 36 minutos da segunda etapa. Ana Borges pegou sobra de bola no corredor direito, conduziu em velocidade e acionou Telma Encarnação, que havia acabado de entrar. A camisa 23 encarou a marcação, levou para a perna esquerda e bateu forte, pelo meio da zaga, obrigando a arqueira a operar ótima defesa para salvar a Holanda.

!QUE PANCADA! Já nos acréscimos do segundo tempo, a equipe holandesa quase ampliou a vantagem. Casparij tabelou com Roord, ganhou da marcação e soltou atrás para Spitse. A capitã levantou na área, Katja Snoeijs deu uma casquinha para trás e Lieke Martens acertou uma paulada com a perna direita, mas a bola passou raspando o travessão português.

FBL-WC-2023-WOMEN-MATCH10-NED-POR
Jogadoras holandesas celebram gol de Van der Gragt (Foto: Sanka Vidanagama / AFP)

Como foi o primeiro tempo?

As holandesas eram amplamente favoritas para o jogo deste domingo, e por isso, começaram em cima. Apostando na estatura de suas jogadoras, a bola aérea foi a principal válvula de escape da equipe, justamente levando ao gol com cabeçada firme de Stefanie van der Gragt ainda aos 13 minutos. O gol precoce ajudou a equipe de Andries Jonker a manter o controle da partida e não sofrer susto algum por parte da equipe adversária.

E o segundo tempo?

Com uma leve amornecida no ritmo, a Holanda sentou em cima da vantagem. A pouca experiência portuguesa em Copas do Mundo fez valer a tranquilidade das Leoas, mas as alterações de Francisco Neto, pouco a pouco, surtiram efeito. Ainda assim, não seria suficiente para assustar um time que busca voltar aos seus tempos de glória e consegue uma boa vitória na estreia.

Como ficou a situação das seleções?

Com o triunfo, a Holanda foi a três pontos e igualou os Estados Unidos no quesito, mas ficou em segundo devido ao saldo de gols, já que os EUA bateram com facilidade o Vietnã por 3 a 0. Já a equipe de Portugal ficou na terceira colocação, com zero pontos, mas -1 de saldo, sendo dois a mais do que as vietnamitas, que seguram a lanterna.

FICHA TÉCNICA
Holanda 1x0 Portugal

Data e horário: domingo, às 4h30 da manhã (horário de Brasília)
Local: Forsyth Barr Stadium, em Dunedin (NZE)
Arbitragem: Kateryna Monzul (árbitra), Maryna Striletska e Paulina Baranowska (auxiliares); Myriam Marcotte (quarta árbitra), Drew Fischer e Abdulla Al-Marri (VAR)
Público: 11.991 presentes

Cartões amarelos: Danielle van de Donk (HOL); Diana Gomes e Jéssica Silva (POR)
Gols: Stefanie van der Gragt (HOL), aos 13 minutos do primeiro tempo

HOLANDA (Treinador: Andries Jonker)
Daphne van Domselaar; Sherida Spitse, Stefanie van der Gragt e Dominique Bloodworth; Jackie Groenen, Esmee Brugts, Jill Roord, Danielle van de Donk (Damaris Egurrola) e Victoria Pelova (Kerstin Casparij); Lieke Martens e Lineth Beerensteyn (Katja Snoeijs)

PORTUGAL (Treinador: Francisco Neto)
Inês Pereira; Diana Gomes, Carole Costa e Fátima Pinto; Ana Borges, Dolores Silva (Kika Nazareth), Andreia Norton (Andreia Jacinto), Tatiana Pinto e Catarina Amado (Lúcia Alves); Jessica Silva e Diana Silva (Telma Encarnação)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter