Espanha demite Jorge Vilda e anuncia primeira treinadora mulher de sua história

Em meio a polêmica envolvendo Luis Rubiales, treinador é demitido do cargo após título mundial feminino

000_33UD4QR-scaled-aspect-ratio-512-320
Espanha demite Jorge Vilda (Foto: FRANCK FIFE / AFP)

Escrito por

A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou nesta terça-feira a demissão do técnico Jorge Vilda, campeão da Copa do Mundo Feminina com seleção da Espanha há menos de duas semanas. Apesar do título, a trajetória do comandante sempre foi questionada, em meio a atritos com as jogadoras.

O fator Luis Rubiales também foi importante para a decisão. O ex-presidente da federação, que forçou um beijo em Jenni Hermoso durante as celebrações do título inédito, bancou a presença de Vilda no cargo de treinador, mesmo com o boicote ao mesmo no ano passado. A RFEF é liderada, provisoriamente, por Pedro Rocha, que optou por desligar Vilda por sua forte ligação com Rubiales.

+ 'A Espanha é um país feminista’, diz primeiro-ministro sobre postura de Rubiales

- A Real Federação Espanhola de Futebol, em uma das primeiras medidas de renovação anunciadas pelo presidente Pedro Rocha, decidiu dispensar os serviços de Jorge Vilda como técnico da seleção nacional feminina, cargo que aceitou em 2015. A RFEF agradece o seu trabalho à frente da seleção nacional e nas suas funções como responsável esportivo máximo das selecões femininas, bem como os sucessos alcançados durante sua passagem coroada com a recente conquista da Copa do Mundo. Valorizamos sua impecável conduta pessoal e desportiva, sendo peça-chave no notável crescimento do futebol feminino na Espanha. Durante sua longa carreira, Vilda tem sido um promotor dos valores do respeito e do espírito esportivo no futebol - declarou a RFEF, em comunicado.

Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Para o cargo, a Federação anunciou Montse Tomé como a nova treinadora da seleção feminina da Espanha. A ex-jogadora de 42 anos é a primeira mulher a comandar a "Fúria" em toda a história. Como atleta, Tomé atuou por Oviedo Moderno, Levante e Barcelona. Ela era assistente técnica adjunta na antiga comissão.

imagem_2023-09-05_141752987
Montse Tomé assume o comando da seleção espanhola feminina (Foto: Reprodução/X)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter