Walsh (Foto: FIVB)

Walsh é um mito da modalidade (Foto: FIVB Divulgação)

Web Vôlei
02/06/2021
14:59
Rio de Janeiro

Uma das maiores lendas do vôlei de praia, Kerri Walsh está oficialmente fora da Olimpíada de Tóquio. Nesta quarta-feira, a tricampeã olímpica, ao lado da parceira Brooke Sweat, foi eliminado no qualifying da etapa de Ostrava do Circuito Mundial.

A competição é a última a contar pontos no ranking olímpico. A dupla Walsh/Sweat precisava descontar uma diferença de 160 pontos para Claes/Sponcil, a concorrente pela segunda vaga americana. Com a eliminação precoce, o cenário foi definido. A outra parceria do país nos Jogos será Klineman/Ross.

A reviravolta na disputa americana pela vaga aconteceu na semana passada, quando Kelly Claes e Sarah Sponcil surpreenderam e conquistaram a etapa de Sochi, na Rússia, ultrapassando Walsh/Sweat no ranking. Foi a primeira conquista da dupla, formada em 2019, neste nível de competição.

Claes/Sponcil se tornará a dupla mais jovem a representar os Estados Unidos nos Jogos Olímpicos no vôlei de praia. Elas têm uma idade agregada de 49 anos (Claes tem 25 anos; Sponcil, 24). Individualmente, Sponcil se tornará a segunda atleta olímpica de praia americana mais jovem depois que Misty May fez sua estreia olímpica aos 23 anos em Sydney-2020.

Foi justamente com May que Walsh dominou o cenário do vôlei de praia mundial, conquistando o tricampeonato em Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012. Walsh ainda foi medalhista de bronze, na Rio-2016, ao lado de Ross. Walsh estreou na Olimpíada em 2000, ainda no vôlei de quadra.