Quase tudo que o Vasco tentou no primeiro turno deu errado. Problemas profundos exigem mudança drástica
Cruz-Maltino vem acumulando erros e problemas em série, jogo a jogo. Talvez, a solução para um time que ainda não esteve no G4 em rodada nenhuma seja mudar radicalmente

Dizer que o Vasco jogou simplesmente mal seria talvez simplista e impreciso. Mais posse de bola (54% a 46%) e mais finalizações (16 a 13) que o Londrina, mesmo que menos chutes no alvo. O mau dia de Lucão, Ricardo Graça e Cano foi determinante para a derrota para o Londrina. Só que foi mais uma. Mais uma noite em que alguma coisa fora do roteiro aconteceu. O primeiro turno acabou e o time não esteve no G4 em nenhuma rodada. Os problemas são profundos e se não forem atacados o Cruz-Maltino não conquistará o acesso.
Não conquistará simplesmente porque, até agora, não mereceu. Será uma série de coincidências ou pequenos erros que deixaram o Vasco no meio da tabela? Elenco mal montado? Os cartões vermelhos no início e mais recentemente? É muita coisa para ser obra do acaso. Mas existe uma coisa que o time de São Januário, nem com Lisca, nem com Marcelo Cabo fez de forma repetida: assumir o jogo reativo. É uma opção que o próprio treinador cogitou após a partida da última noite.
- Havia uma necessidade de ser mais impositivo (quando cheguei), atuar mais no campo do adversário. Antes de eu chegar o time foi dominado em alguns jogos, ganhou outros no sufoco, sem controlar. Eu tenho esse modelo, gosto de pressão no adversário. Fui contratado também por isso. Estamos tentando, mas quando o resultado não vem e quando não acontece o que planeja você tem que repensar - admitiu Lisca, antes de concluir:
- Hoje (quarta-feira) não fomos dominados. Eles pararam o jogo o tempo todo. Mas o que fica é a vitória do Londrina. Tenho que cumprimentar o Márcio (treinador) e os jogadores, que lutaram muito. Talvez tenhamos que baixar mais as linhas, competir mais, reagir. Tomamos muitos gols. É capital. Não foi orientação (adotar futebol ofensivo). Foi uma constatação que todos fizemos: eu, a diretoria e os jogadores, que queriam um jogo mais ofensivo. Mas, infelizmente, não estou conseguindo dar essa característica vitoriosa com esse futebol - explicou o treinador.
-> Confira a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro
A reportagem do LANCE! havia questionado a Lisca se houve uma orientação sobre o modelo de jogo a ser implementado quando ele foi contratado. Seria legítimo. Exatamente por isso foi que Lisca disse não ter sido uma condição, mas uma conclusão coletiva.
Ocorre que quando atuou assim, deu certo: contra Sampaio Corrêa, Brusque e CRB. Até o momento, quase todo mundo no Vasco errou. Por isso o time está na posição em que está. Ser reativo, direto, mas eficiente pode não agradar e não dar certo agora. Mas já deu no início desta Série B.

Vasco
Vasco monitora situação de Diego Carlos e pode avançar pelo zagueiro
Há 3 horas
Vasco
CBF divulga áudio e imagens do VAR em gol anulado do Vasco contra o Bahia
Há 5 horas
Fora de Campo
Vídeo do VAR em gol anulado do Vasco vira assunto: 'Não é'
Há 5 horas
Vasco
Três titulares do Vasco preocupam às vésperas de semana decisiva
Há 7 horas
Vasco
Sosa chega ao Rio para assinar com o Vasco: 'Já estou preparado para jogar'
Há 22 horas
Vasco
Pedro Emanuel comenta situação do Vasco no Brasileirão: 'Não estamos num momento fácil'
Há 1 diaMais LANCE!

Dê suas notas: Vasco e Bahia ficam no empate na Arena Fonte Nova

Em jogo com quatro gols anulados, Vasco e Bahia ficam no empate

Andrés Gómez é cortado minutos antes da partida entre Bahia e Vasco

Vasco está definido para enfrentar o Bahia; veja a escalação

Clique e vote: no Dia dos Pais, escolha a 'paternidade' mais significativa do Brasil

Após sucesso nas Copas, Vasco precisa quebrar tabu contra o Bahia para reagir no Brasileiro

Dia dos Pais: as maiores 'paternidades' entre o G-12 do futebol brasileiro

Após Sosa e Colidio, qual a prioridade do Vasco no mercado de transferências?

Bahia x Vasco: onde assistir e prováveis escalações do jogo pelo Brasileirão

Vasco chama atenção pela evolução física após pausa para a Copa do Mundo

Versatilidade de Colidio abre possibilidades para Pedro Emanuel no Vasco

Ex-Vasco, Léo Jacó acerta com clube de Portugal

Mercado do Vasco: atualizações sobre Deossa, Brian Rodríguez, John Mercado e Jhon Córdoba



