Laterais do Vasco: Piton e Puma tomam conta das posições; lado esquerdo terá reforço caseiro para o Brasileiro

Jogadores chegaram ao Cruz-Maltino no início do ano e rapidamente conquistaram espaço entre os titulares

Laterais Vasco
Juntos, Lucas Piton e Puma Rodríguez participaram de sete gols do Vasco em 2023 (Daniel RAMALHO/VASCO)

Escrito por

Na segunda reportagem sobre o elenco do Vasco, o LANCE! analisou as opções de Maurício Barbieri para as laterais, posições fundamentais no estilo de jogo praticado pelo Cruz-Maltino em 2023. Os titulares são Puma Rodríguez e Lucas Piton, que foram contratados no início do ano e podem ser considerados um dos grandes acertos da diretoria até o momento.

Ambos se destacaram por participarem ativamente da construção das jogadas, mostrando qualidade com a bola nos pés. A ofensividade se traduziu em gols. Lucas Piton marcou uma vez, enquanto Puma Rodríguez balançou a rede duas vezes. Quando o assunto é assistência, o lateral-esquerdo contribuiu com três passes decisivos, contra apenas um do lateral-direito.

+ Goleiros do Vasco: Léo Jardim divide a opinião dos torcedores, que pedem mais chances para Ivan

Ao todo são sete participações em gols, seja marcando ou servindo os companheiros. A título de comparação, durante todo o ano passado, os laterais do Vasco marcaram dois gols (feitos por Léo Matos) e deram cinco assistências (Matheus Ribeiro, Léo Matos, Paulo Victor e três de Edimar).

Por esses motivos, Lucas Piton e Puma Rodríguez caíram rapidamente no gosto dos torcedores e justificaram o investimento feito pelo Vasco. O lateral-esquerdo de 22 anos foi comprado junto ao Corinthians por 3 milhões de euros (R$ 16,6 milhões). Já o lateral-direito de 26 anos chegou após disputar a última Copa do Mundo com o Uruguai, sendo vendido pelo Nacional-URU por 2 milhões de dólares (R$ 10,7 milhões).

REFORÇO CASEIRO NA LATERAL-ESQUERDA

A partir de maio, o Vasco terá o retorno de Riquelme, que é reconhecido por ter um grande talento. O lateral-esquerdo de 20 anos está na 5ª e penúltima fase de recuperação da grave lesão que sofreu no joelho esquerdo. O jogador rompeu o ligamento cruzado anterior em julho do ano passado.

Riquelme já participa de forma parcial das atividades com o grupo, evitando ainda o contato físico e as disputas de bola. O retorno pleno aos treinamentos será um mês antes do tempo previsto. A expectativa é de que o lateral-esquerdo esteja treinando sem restrições na segunda quinzena de abril, podendo voltar a jogar no início de maio. A projeção indica o clássico com o Fluminense, no dia 7.

Com a volta de Riquelme, a renovação de Paulo Victor, que está emprestado pelo Internacional até 30 de junho, passa a ser uma incógnita. Além das duas opções, o Vasco conta ainda no elenco com o veterano Edimar, de 36 anos, que possui contrato com o Cruz-Maltino até o final do ano.

DESFALQUE NA ESTREIA E JOVENS COMO OPÇÃO

Na lateral-direita, Paulo Henrique é a primeira opção, mas será desfalque na estreia do Vasco no Campeonato Brasileiro, já que o adversário é o Atlético-MG, clube que emprestou o jogador ao Cruz-Maltino. O zagueiro Lyncon, de 17 anos, surge como possibilidade para integrar o banco de reservas, já que está treinando nesta função junto ao elenco profissional.

Gabriel Dias ainda não tem previsão de retorno, já que segue em tratamento após realizar uma cirurgia no tendão patelar, ocorrida em agosto do ano passado, para curar uma tendinite. O jogador não sente dores no local, mas a volta é tratada com cautela. Paulinho, titular da equipe sub-20, é tratada como uma grande joia da base, mas o aspecto físico faz com que o atleta ainda não esteja nos planos da comissão técnica.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter