Náutico x Avaí - Campeonato Brasileiro Série B

Reprodução: Premiere

Fabio Chiorino e Rodrigo Borges
23/11/2021
07:00
São Paulo (SP)

A uma rodada do fim da Série B do Campeonato Brasileiro, quatro clubes ainda disputam a última vaga de acesso, separados por apenas dois pontos: Avaí (61), CRB (60), CSA (59) e Guarani (59), que ontem fez uma linda festa no Brinco da Princesa, mas foi derrotado pelo Goiás por 2 a 0 – o Esmeraldino é o terceiro a conquistar o acesso, depois de Botafogo, já campeão, e Coritiba.

Chama a atenção que nesta disputa palmo a palmo não estão nem Vasco, a 12 pontos do G4, nem Cruzeiro, a 14. A segunda divisão não é mais uma mera formalidade para os grandes e não à toa Cruz-Maltino e Raposa permanecerão mais uma temporada por lá.

Com o nivelamento de receitas assim que o rebaixamento é consumado, os times de camisas mais pesadas perderam o trunfo que tinham contra os concorrentes diretos.

Vasco e Cruzeiro ainda empilharam técnicos renomados nos últimos meses, mas o futebol que se viu em campo é totalmente condizente com suas posições na tabela.

O Avaí é quem tem a missão mais simples na última rodada: só precisa vencer o Sampaio Corrêa em casa para assegurar o último ingresso para a Série A e manter o espaço catarinense depois de mais uma queda da Chapecoense.

Apenas o Botafogo pode ultrapassar os 70 pontos na campanha, o que dá o tom do equilíbrio que marca a Série B e assim deve seguir. A ameaça não poderia ser maior para os grandes que passaram boa parte deste ano lutando para escapar deste destino.

O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.