Vasco apresenta projeto de eSports e lançará aplicativo e site reformulados

Através de transmissão ao vivo, gerente de novos negócios do clube comenta os investimentos tecnológicos do Cruz-Maltino

Vasco
Vasco organizará torneio de Free Fire e investirá nos eSports (Foto: Divulgação)

Escrito por

O Vasco realizou, nesta terça-feira, mais uma live através do canal oficial do Youtube. Desta vez, o entrevistado foi Afonso Tresdê, gerente de novos negócios do clube, que falou sobre o lançamento do projeto de eSports, além de reformulações no site oficial e um aplicativo próprio do Cruz-Maltino. O dirigente ressaltou o peso desse novo mercado e afirmou que os investimentos tecnológicos podem trazer receitas importantes neste momento mais delicado financeiramente do clube.

- Com certeza. Cada vez mais os clubes pelo mundo estão abraçando a causa. Estamos com um grupo com sob a batuta do nosso vice-presidente José Pinto Monteiro. Pode trazer verbas, patrocínios. A médio prazo, temos esperança de capitalizar para nosso clube, trazendo alegrias e investimentos. Já temos modelos de negócio para rentabilizar o aplicativo. Entendemos que é mais uma fonte de renda. O site já está fazendo parte disso. O setor de eSports talvez seja a nova menina dos olhos. Temos esperança, as pessoas que estão cuidando tem bastante experiência no setor e na captação de patrocinadores. Acredito que eles vão trazer essas novidades, já tem conversas adiantadas. A ideia é ter um time de ponta de eSports, o melhor site de clubes do mundo e um bom aplicativo para os vascaínos - afirmou Afonso.

O gerente falou também sobre o processo de lançamento do novo site oficial e do aplicativo, este em fase já mais avançada. Segundo Afonso Tresdê, um dos objetivos é aproximar o sócio-torcedor do clube, além de dar uma plataforma mais moderna e funcional.

- O aplicativo está na porta para sair. Quando fui contratado ganhei algumas prioridades, cheguei logo com o desenho desse aplicativo. Pensando em estreitar a relação com o torcedor, desenhamos algo bacana. Terá parte de interação, fórum, quiz, bolão para trocar por premiação, terá presença da VascoTV. Será a partir de fases, esperamos entregar no fim de junho. No terceiro momento queremos criar jogos para o público vascaíno. Estamos com tudo bem amarrado, empresas, contratos já engatilhados para entregar antes do meio do ano. Também terá integração com o sócio-torcedor, poderá resgatar experiências, comprar ingressos - disse.

- Em relação ao site, está alguns passes antes. Ainda estou desenhando o que acredito que seja o melhor. Pegando o que o site atual tem de melhor, amarrando de uma forma mais moderna e procurando parceiros. Estamos abrindo o leque para desenvolver da melhor forma. O site também terá integração com o aplicativo. Estamos tentando fazer com que a experiência seja ainda mais amigáveis, que sejam de fácil acesso para todos. Conteúdos exclusivos para aplicativo e site, coisas que os vascaínos vão ter acesso antes. Estamos amarrando para que o Vasco esteja um passo a frente dos adversários e concorrentes tecnológicos - completou.

Torneio de Free Fire

- Estamos prevendo torneios amadores focados nos sócios e no torcedor. Não tem limite de idade, é para todos. O sócio gigante já recebeu a notícia, estamos lançando o primeiro torneio de Free Fire. A inscrição é retirada pela experiência do sócio. Os capitães precisam ser sócios ou dependentes de sócios. É um jogo exclusivo para celular, tem até 50 milhões de jogadores ao mesmo tempo. É uma febre. Você pode jogar solo ou em equipes. Cabe até 50 pessoas por partida. Teremos como premiação camisas do eSports, vouchers de produto na loja, um mês gratuito do sócio e um coach de oito horas com uma equipe famosa - disse.

O torneio será disputado por equipes amadoras de Sócios Gigantes e torcedores do Clube. O início será em 02/05, e a grande final em 19/05. As partidas serão sempre nos fins de semana. Apenas Sócios Gigantes ou dependentes diretos deles poderão inscrever suas equipes. Os demais integrantes não têm a obrigatoriedade de serem Sócios Gigantes. A fase classificatória será dividia por regiões, onde cada região poderá ter até 24 equipes. Região 1 com equipes do Estado do Rio de janeiro (já esgotadas), 2 com SP/MG/ES, 3 com Nordeste e 4 de Norte/Centro-Oeste/Sul.

Cada região classifica seis equipes para a semifinal, que será dividida em dois grupos de 12. Cada grupo, então, classifica seis equipes para a grande final. Os 12 finalistas jogam entre si para decidir o campeão. Leia o regulamento aqui. O torneio contará com a cobertura ao vivo da Vasco TV, Twitter e Instagram do Vasco.

Veja outras respostas:

Setores


- Estamos com a estruturação do setor, muita coisa mudou por conta da pandemia. Muitos negócios foram postergados. Todos sabemos que o cenário não está propício para novos negócios. Mas não estamos parados. Temos alguns pilares, o setor de eSports está se consolidando em cima de quatro: setor social, escolinha, eventos e profissional. Estamos pensando em algumas modalidades. Teremos uma outra coletiva específica de eSports, com a equipe, um pessoal gabaritado para fazer com que isso decole. O que posso adiantar é que sim, teremos times profissionais. Entendemos que para ter um setor bem consolidado tem que ir devagar. Precisamos fazer com que parceiros se interessem para depois pensar em contratar. É um projeto a médio prazo. Prefiro que a diretoria de eSports fale sobre isso, eles são as pessoas que vão dar o cronograma. Posso garantir que vamos ter Free Fire e as outras modalidades vou deixar para os outros falarem depois.

Projeto

- Já vimos casos de clubes de futebol que tentaram entrar e tiveram problemas, não souberam administrar bem. Temos exemplos no mundo de um negócio que para fracassar tem que errar muito. Para não entrar nesse erro, estamos tentando montar uma base forte para o setor crescer bem consolidado. Por conta da pandemia acreditamos que a criação dos campeonatos amadores pode ser uma forma de entreter o torcedor e mostrar que é interessante sim ser sócio do Vasco. Estamos desenhando um campeonato de PES, mais três até setembro, de diversas modalidades. Por mais que a parte de negócios tenha dado uma parada, o eSports deu uma alavancada. Muita gente está olhando de outra forma.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter