‘La Vovonera’ é o trunfo do Ceará contra o Coritiba

- Matéria
- Mais Notícias
Em busca da final da Copa do Brasil pela segunda vez em sua História, o Ceará encara nesta quarta-feira o Coritiba, time de melhor aproveitamento do Brasil na temporada, às 21h50. Para superar a pedreira, o Vozão conta com um aliado e tanto: o Estádio Presidente Vargas, carinhosamente chamado de “La Vovonera” pela torcida alvinegra.
O apelido é uma brincadeira que faz alusão ao mundialmente famoso estádio La Bombonera, do Boca Juniors, temido pelos adversários devido à imensa pressão exercida sobre o time visitante (veja as comparações abaixo).
Construído em 1941, o Presidente Vargas é um patrimônio de Fortaleza. Esquecido por muitos anos, o estádio passou por uma grande reforma nos últimos quinze meses e foi reinaugurado no último dia 8, quando o Ceará goleou o Guarani de Juazeiro por 5 a 0 e sagrou-se campeão estadual.
O reencontro pé-quente fez o PV cair nas graças da torcida. Ao som do novo hit “Carroça Desembestada”, os alvinegros seguiram fazendo a festa com os 2 a 2 diante do Flamengo e a vaga na semifinal da Copa do Brasil. O alto astral vivido pelo Vozão e a proximidade do gramado
transformaram o velho estádio em um verdadeiro caldeirão.
– A torcida tem dado um apoio fantástico. É impressionante como eles ficam em cima o tempo todo – disse o goleiro Fernando Henrique.
Toda a lua de mel com o alçapão ocorre graças ao fechamento do Castelão, em obras para a Copa do Mundo. Mesmo acanhado, o PV não pre-
tende ficar fora da festa e é candidato a receber uma das seleções em 2014.
– O plano é servir de CT, temos todas as condições. Conseguimos conciliar tradição e modernidade no estádio, estamos muito orgulhosos - disse Evaldo Lima, Secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza.
Vovonera x Bombonera
Localização
Presidente Vargas: Fortaleza (CE)
La Bombonera: Buenos Aires (ARG)
Inauguração
PV: 21 de setembro de 1941
Bombonera: 25 de maio de 1940
Primeiro jogo
PV: Ferroviário 1 x 0 Tramways
Bombonera: Boca 2 x 0 San Lorenzo
Capacidade
PV: 20.600 torcedores
Bombonera: 49.00 torcedores
Dimensões do gramado
PV: 105 x 68m
Bombonera: 105 x 68m
Distância entre gramado e torcida
PV: 7 metros
Bombonera: 9 metros
Com a palavra - Vagner Mancini
É sempre bom ter a torcida a seu favor, mas no Presidente Vargas é diferente. Eles realmente passaram a jogar com o time. Maior prova disso foi o jogo contra o Flamengo nas quartas de final. Estávamos perdendo por 2 a 0 no primeiro tempo e eles começaram a incentivar, gritando “Eu acredito!”
Com essa força da arquibancada, buscamos o primeiro gol. O público se incendiou de vez e acabamos conseguindo o empate e a vaga na semifinal. Foi fundamental o apoio. No PV, a pressão sobre os adversários é muito grande. Tem sido uma arma e tanto, um verdadeiro alçapão.
Ingressos são poucos. E caros
Se o Presidente Vargas encurta a distância entre arquibancada e gramado, muitos torcedores acabam ficando fora da festa devido à baixa capacidade do estádio cearense.
Atualmente, o PV comporta 15.160 torcedores. Com o fim das obras, o número irá subir para 20.600 durante a temporada, mas ainda é muito pouco comparado aos 60 mil do Castelão. Vale lembrar que o Ceará teve a segunda melhor média de público do último Campeonato Brasileiro, com 23.467 torcedores por partida.
Como o Vozão conta com 12 mil afiliados em seu programa de sócio-torcedor, menos de três mil ingressos foram colocados à venda. Com a procura lá no alto e a oferta pequena, a diretoria aumentou o preço dos ingressos. O alvinegro que quiser comprar um entrada para o jogo
de hoje terá de desembolsar R$ 100.
- Matéria
- Mais Notícias