Terrinha! Benfica in Rio: Encarnado tem barraca cheia de gozações

- Matéria
- Mais Notícias
Milhares de quilômetros separam Lisboa do Rio de Janeiro. Mas alguns portugueses que vivem na cidade arrumaram uma forma de matar a saudade do Benfica. Um empresário do ramo das padarias (que não se chama Manuel) resolveu colocar uma bandeira do clube em uma barraca, e deixá-la toda estilizada.
Diogo Anjos, formado em administração em Lisboa e há cinco anos morando no Rio de Janeiro para tocar os negócios da família, estava na praia (na altura da Rua Vinícius de Moraes, no bairro de Ipanema, Zona Sul do Rio) com seu amigo João Ruas, e apenas um pensamento vinha na cabeça deles:
– Praia maravilhosa, sol lindo, Ipanema, biquínis, mulatas, mulheres lindas. Para ser perfeito, só falta a bandeira do Benfica – explica Diogo ao LANCE!Net.
TERRINHA:
> LANCE!Net visita a Academia Sporting, a melhor base do mundo
Até então, os amigos não tinham lugar fixo na praia. E por acaso, desta vez, eles já tinham ficado alguns dias seguidos em frente à Barraca Chico e Bar 67. Já tinham conversado com o dono e deram a ideia.
– Expliquei nosso pensamento, que muitos jovens portugueses vêm para cá, que fazíamos uma página no Facebook e seria um ponto de encontro – começa Diogo, que para a sua alegria, teve uma resposta positiva:
– Ele gostou, mandou apenas trazer a bandeira do Benfica.
Logo, os funcionários ganharam camisas e o cardápio ficou personalizado (veja abaixo). Desde então, já tiveram várias reuniões antes e depois de jogos, festa de aniversário, com direito a hino em versão samba.
Mas a alguns metros...
Perto dali, andando em direção ao Leblon, existe uma bandeira exatamente do grande rival, o Porto. Funcionário da barraca benfiquista, o vascaíno Luan Paiva, de 20 anos, garante que é tudo numa boa.
– Aqui é Benfica, mas tem sportinguista, portista, tudo. Aí botaram essa bandeira e começou a rivalidade. Mas é uma coisa amistosa – explica o jovem, para garantir que já conhecia o Benfica antes:
– Jogava videogame, tinha Ramires, David Luiz, usava essa "seleção".
Itens do cardápio
Pantera Negra
Caipirinha feita com vodka preta e frutas vermelhas. Referência ao apelido de Eusébio, maior ídolo do clube.
Glorioso
Vodka ou cachaça com frutas vermelhas. Apelido do time, entoado nas arquibancadas do Estádio da Luz: "SLB, glorioso SLB, glorioso SLB".
J.J.
Vodka ou cachaça com frutas vermelhas e água de côco, servido na fruta. J.J. é o atual técnico do Benfica, Jorge Jesus.
Sporting
Garrafa de água. Segundo Diogo, a “homenagem” é porque o Sporting não faz mal a ninguém. E para ele, o Porto não é sequer digno de estar em um menu dedicado ao Benfica, nem em gozação.
Águia Vitória
Mascote do Benfica que sobrevoa o Estádio da Luz. A bebida trata-se de um copo de sangria com vinho tinto.
Catedral
Apelido carinhoso ao estádio. Cerveja importada de Portugal.
NoName
No cardápio, a letra "N" está invertida. É uma homenagem ao apelido da torcida. E a bebida é whisky. Claro: Red (vermelho em inglês) Label.
Bate-Bola
Diogo Anjos
Organizador da barraca do Benfica
Como começou a crescer a barraca do Benfica?
Foi uma coisa que fizemos pelo prazer de estar no Rio e ver a bandeira do Benfica na praia. Chegar na praia e ver aquela bandeira é um sentimento que fico orgulhoso. Depois, um colega jornalista português fez uma reportagem sobre o nosso local.
O clube está ciente da barraca?
O presidente Luís Filipe Vieira já me encontrou em uma lanchonete, não veio à barraca porque chovia naquele dia. Até Rui Costa já sabe, e eles começaram a mandar material, como camisas e bandeiras.
De onde surgiu a campanha contra lixo na praia?
Fizemos uma ação lá, em relação ao lixo: “jogar lixo na praia fica mal, praia limpa, bem fica”. Infelizmente os cariocas gostam muito de praia, mas ela fica suja.
E a rivalidade com o pessoal da bandeira do Porto?
Viram que a nossa está bonita, botaram uma bandeira, mas desapareceu, apareceu, depois sumiu. Não se entende. Colocar uma bandeira sem um grupo que faça ações... Deve ter interesse. Mas praia é de todos. Fomos os primeiros, e eles são os segundos. Espero que seja assim no campeonato.
Outro lance
Veja nesta sexta-feira o moderno projeto de reformulação do Belenenses, um dos únicos cinco clubes a levar o título português, que acaba de vencer a Segunda Divisão com larga vantagem.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias