Superliga tenta se expandir via web

- Matéria
- Mais Notícias
Dois dias depois de o central Gustavo, do Canoas, reclamar no Twitter que a 2º rodada da Superliga Masculina não teve jogo transmitido pela televisão, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) estreou um serviço alternativo para os torcedores, no sábado, na 3º rodada. As partidas que não tiverem transmissão da TV Globo, SporTV e Esporte Interativo serão exibidas no site da entidade (www.cbv.com.br). Nesta terça-feira, um jogo da Superliga Feminina, e dois da Masculina, serão disponibilizados na web. E um de cada sexo será exibido no SporTV 2 (veja abaixo).
– Tínhamos essa vontade há algum tempo. Fizemos eventos menores e, no caso da Superliga, dependíamos de um acordo com as emissoras detentoras dos direitos de transmissão. Como o acerto demorou a acontecer, não tivemos como disponibilizar o serviço desde a primeira rodada – disse o superintendente da CBV, Renato D'Avila.
A estreia do serviço gratuito aconteceu na vitória do RJX sobre o Volta Redonda, sábado. O LANCE!Net acompanhou a transmissão, que foi marcada por muitos erros do narrador e falhas de tecnologia como, por exemplo, ausência de som em alguns momentos. A CBV reconheceu que ainda precisa efetuar melhorias.
Segundo D'Avila, nesta segunda-feira foi realizada uma reunião com representantes da empresa Eventos ao Vivo, responsável por produzir os jogos e contratar os profissionais envolvidos. A CBV espera melhor qualidade nesta terça-feira.
– Temos de aprimorar a narração, treinar melhor as pessoas. Pensamos também em incrementar as transmissões, convidando ex-atletas em cada cidade para serem comentaristas. Mas, quando não for possível, será só o narrador. E ele pode dar informações da partida e de outros jogos da rodada – afirmou D'Avila.
O dirigente, porém, deixou claro que a transmissão na web sempre terá limitações em relação à TV. Principalmente por conta dos custos. Na internet, não há replays e apenas três câmeras exibem a partida:
– Quem for assistir aos jogos na web não pode criar a expectativa de que vai ser igual a da televisão.
BATE-BOLA
Renato D'Avila
Superintendente da CBV
Quantos jogos serão transmitidos pela CBV na internet?
A ideia é fazer 100 jogos, mas não sei se conseguiremos. Demoramos a entrar em acordo com as emissoras e as equipes estão correndo para atender as exigências para a transmissão no site. Nos playoffs, a cobertura será exclusiva das TVs.
Vocês têm ideia da audiência?
A empresa tem um software que avalia isso. Tivemos 900 page views no sábado. A empresa faz o mesmo serviço do GP Brasil de Turfe e disse que o número que nós atingimos é um pouco superior ao do turfe.
Se a novidade for um sucesso, pensam em tornar o serviço pago?
Um passo de cada vez. Já foi um conquista colocar no ar. Vamos trabalhar o produto e analisar o que pode nos dar no futuro.
A CBV também estreou nesta temporada o tempo real para todos os jogos no site. Mas o serviço não é tão completo como o da Federação Internacional de Vôlei (FIVB). Por quê?
É um desafio logístico igual ao da tranmissão na web. Mudamos o sistema de estatística para viabilizar isso e dependemos da ajuda dos clubes para termos as condições técnicas do serviço nos ginásios. Queríamos usar o mesmo software da FIVB, mas não foi possível, então desenvolvemos um em parceria com a empresa que nos atende há muito tempo (SC Consultoria). Queremos que ele melhore e ao fim da temporada vamos avaliar o que pode mudar para a próxima temporada. Uma coisa que já mudamos é a proteção aos equipamentos. Num jogo do Vôlei Futuro, a bola quebrou um computador e isso atrapalhou o tempo real.
A QUARTA RODADA NESTA TERÇA-FEIRA (horário de Brasília):
Masculino
Volta Redonda x Sada Cruzeiro, às 19h30 (web)
Funvic/Midia Fone x Vivo/Minas, às 20h (web)
Sesi-SP x UFJF, às 21h (SporTV 2)
Feminino
São Bernardo x Rio do Sul, às 19h30
Sesi-SP x Vôlei Amil, às 19h (SporTV 2)
Banana Boat x São Caetano, às 19h30
Pinheiros x Sollys/Nestlé, às 20h
Usiminas/Minas x Unilever, às 20h (web)
JOGOS NA WEB EM DEZEMBRO
Superliga Masculina
Terça-feira: Volta Redonda x Sada Cruzeiro, Funvic x Vivo/Minas
Quinta-feira: Canoas x Medley/Campinas, Super Imperatriz x Vôlei Futuro, Funvic x Sada
Sábado: São Bernardo x UFJF, Canoas x Vôlei Futuro
Dia 13: Vivo/Minas x São Bernardo, Volta Redonda x Super Imperatriz
Dia 15: Sada x São Bernardo, Funvic x Super Imperatriz, Volta Redonda x Canoas
Dia 20: Super Imperatriz x São Bernardo
Superliga Feminina
Terça-feira: Usiminas x Unilever
Sexta: Vôlei Amil x São Bernardo, Usiminas x Sesi-SP, Rio do Sul x Sollys/Nestlé
Dia 11: Vôlei Amil x São Caetano
Dia 12: Usiminas x Pinheiros
Dia 14: Rio do Sul x São Caetano
Dia 21: Vôlei Amil x Banana Boat, Rio do Sul x Pinheiros
MUNDO AFORA...
Ligas americanas
NBA, NFL, MLB e NHL têm o serviço há alguns anos, todos pagos. Na NBA, por exemplo, o assinante pode assistir a todos os jogos da temporada e aos dos playoffs. Também é possível assistir aos VTs e melhores momentos.
Tênis
A Associação dos Tenistas Profissionais oferece o serviço de forma paga. Em coluna publicada no LANCE! de domingo, o presidente da ATP, o australiano Brad Drewett, disse que a audiência das Finais da ATP 2012 na internet foi de 3,75 milhões de acessos totais.
Basquete espanhol
A Liga Espanhola transmite jogos na web, alguns deles de forma gratuita.
- Matéria
- Mais Notícias















