menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Santos faz plano especial de treinos para deixar Thiago Ribeiro 100%

Dia 01/03/2016
01:16

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Santos abafou a crise instaurada após o vexame em Barcelona com o empate com o Corinthians na última quarta-feira. O objetivo agora é se aproximar dos líderes no Brasileirão, missão que passa, na visão da comissão técnica, pela condição ideal de Thiago Ribeiro. Condição que deve ser alcançada em duas semanas.

Esse é o prazo estipulado pelos profissionais do clube para deixar o reforço em ponto de bala.  A “Operação Ribeiro” prevê treinos na parte da manhã e tarde, mesmo quando o grupo faça atividade em apenas um período, como foi na última quinta-feira. Até lá, o jogador deve entrar gradativamente nas partidas.

E MAIS:
> Montillo reencontra Cruzeiro, descarta 'galope' e prega respeito
> Em reapresentação, Claudinei tem conversa particular com quarteto santista
> Roberto Carlos faz consulta por Renê Júnior, mas Santos breca interesse

Contra o Corinthians, Thiago ficou no banco de reservas, iria entrar nos quinze minutos finais, mas o técnico Claudinei Oliveira foi forçado a tirar o lateral-direito Cicinho, que reclamou de câimbras. Ele deu lugar a Galhardo.

No domingo, contra o Cruzeiro, seu ex-clube, Thiago voltará a ser relacionado e, de novo, deve começar no banco de reservas.
– Acredito que em cerca de 20 dias ele já está apto a jogar os 90 minutos. Ele é um jogador que tem um biotipo muito bom, percentual de gordura muito baixo e isso ajuda muito – afirmou o preparador físico do Santos, Ricardo Rosa, ao LANCE!Net.

Thiago está abaixo dos demais no aspecto físico porque ficou cerca de 50 dias de férias no Brasil. Ele fez apenas nove dias de pré-temporada no Cagliari (ITA), seu ex-clube, antes de ser contratado pelo Santos e atentou para o fato em sua chegada.

Na expectativa de ver o reforço em campo, até pelo alto investimento feito pela diretoria (cerca de R$ 10 milhões), Claudinei preparou um esquema de jogo que o favorece, aberto pelo lado direito. Com Neilton, ele formou a dupla de ataque no desastre contra o Barcelona, mas saiu ainda no primeiro tempo.

Thiago viajou mais para se entrosar com o grupo, algo que vem conseguindo aos poucos. No entanto, pelo momento do clube, espera-se muito dele. O quanto antes...


Bate-Bola com Ricardo Rosa, preparador físico do Santos, em entrevista ao LANCE!Net

O Thiago pode enfrentar o Cruzeiro bem no domingo?
Ele veio de um longo período de férias e, aos poucos, estamos tentando colocá-lo na forma física ideal. Vem trabalhando há 10 dias e evoluiu muito desde então. Está melhorando aos poucos e a tendência é que continue nesse ritmo de trabalho por duas semanas.

Como é o trabalho?
Ainda está com problema nos piques curtos, precisa de mais velocidade. Nos próximos dias, ele vai ter uma evolução ainda maior. Vamos priorizar a parte aeróbica, os tiros curtos e as fadigas. Não estamos com pressa, vamos recuperá-lo aos poucos. Ele não apresenta taxa de gordura e está com grande disposição para voltar a atuar.

Já que ele não está 100%, não foi precipitado jogar contra o Barça?
Não. Fizemos um trabalho físico intenso nos dias que antecederam o amistoso e ele apresentou uma evolução muito boa, foi tudo planejado para que ele pudesse atuar em alto nível naqueles 35 minutos.

Quando ele estará no auge?
Já evoluiu muito, estamos fazendo um trabalho específico e seguiremos nas próximas semanas.


Bate-Bola com Luís Fernando de Barros, fisiologista do Santos, em entrevista ao LANCE!Net

O Thiago está muito abaixo fisicamente dos demais jogadores?
É normal depois de tanto tempo de inatividade. Ele ficou 50 dias parado e vemos que ele está abaixo. Mas o exame que a gente fez mostra que ele está até em cima do esperado, superior até a outros jogadores que ficaram tempo parado, como Montillo, quando chegou.

Ele pode jogar domingo?
Vai da característica de cada atleta. Fizemos exame de resistência aeróbica para ver quanto ele vai suportar. Nesse nível, vimos que ele estava bem próximo do ideal para um atacante. Falta um pouco e é nisso que estamos trabalhando.

Como é o trabalho que está sendo realizado com o Thiago?
Como ele, atacante, tem deslocamentos mais curtos, estamos fazendo um trabalho de valência para esses piques em curto espaço. Está treinando em dois períodos. Estamos fazendo um trabalho para ele estar apto o quanto antes.

Alguma previsão de término?
Nós acreditamos que ele ficará recuperado muito antes do esperado. A tendência é que continuemos com esse trabalho nas duas próxima semanas, aí ele estará 100%.

  • Matéria
  • Mais Notícias