Ronaldo: ‘Sabemos que existe corrupção, desvio, o povo está cansado disso’
- Matéria
- Mais Notícias
Ronaldo foi testemunha ocular da insatisfação do povo brasileiro ao presenciar um protesto na porta do hotel onde está hospedado em Salvador, no início da semana. O despertar do povo parece ter feito o ex-jogador mudar a visão completamente positiva, que ele sempre manifestou, de tudo que cerca a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Ao menos nas palavras, o Fenômeno resolveu aliar-se a esse sentimento que toma conta das manifestações nas capitais do país. Nesta semana, ele foi alvo de críticas e defendeu-se após um vídeo antigo voltar às redes sociais.
Na manhã deste sábado, o membro do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 no Brasil concedeu entrevista para seis veículos de imprensa no mesmo local onde sofreu com o gás lacrimogênio da polícia militar, que tentava dispersar os manifestantes. Um bate-papo de 30 minutos que revelou um Ronaldo impressionado com o clamor popular, aliado à insatisfação do povo e sem papas na língua para criticar boa parte do que evitava sequer comentar, já que os assuntos estavam relacionados à órgãos que ele faz parte.
Mesmo sendo participante do COL e tendo seu nome envolvido em diversas situações relacionadas às competições, o Fenômeno pediu o fim do superfaturamento nos estádios, falou em necessidade de parar a roubalheira, além de revelar (leia-se assumir) que seu cargo no Comitê Organizador Local é meramente figurativo. Ele fala ainda da polêmica frase "Copa se faz com estádio, não com hospitais", do papel da Fifa diante dos campeonatos, da equipe de Felipão e da expectativa para os títulos das duas competições. ACOMPANHE:
PRONUNCIAMENTO DA PRESIDENTE DILMA
"Acho que a Dilma saiu para dar uma satisfação ao povo, que está exigindo mudanças. Ela vem prometendo, O povo tem que ser a parte mais importante da nossa sociedade. Apoio toda a manifestação pacífica, mas desaprovo qualquer ato de vandalismo. O povo deu a demonstração de que se faz uma manifestação dessa magnitude, que consegue tudo o que quer. Não podemos misturar os vândalos com os protestantes".
MEDO DOS PROTESTOS?
"Não medo, porque eu sou do povo e reivindico o que o povo está reivindicando. Não tenho medo de sofrer qualquer tipo de represália. Meu sentimento é igual ao do povo. Quero um Brasil mais justo como o povo. Eu estou exatamente com o povo, não é somente com o povo. Ele quer dar fim a corrupção, aos dinheiros desviados, o povo quer hospitais. Eu estou com o povo e gostaria de ver o nosso país mais justo. Não é falta de dinheiro, é falta de investimento certo. Responsabilizar os culpados pelos desvios."
SURPRESA COM A MAGNITUDE DAS MANIFESTAÇÕES?
"Foi surpreendente, mas compreensível porque o povo está cansado de ter um país com tanta riqueza e viver no caos. A gente espera sempre ter bons atendimentos nos hospitais públicos, educação de qualidade. O povo vem cansando de muito tempo, tapando os buracos. O poder da informaç;ão da internet é tão rápido. Uma mobilização rápida. Vamos ver daqui para frente um país melhor."
PARTICIPAÇÃO NAS RUAS COM O POVO
"Eu iria. Não sei se ia dar certo, ia ser um pouco confuso, atrapalharia a manifestação (risos). Estou vendo uma grande maioria fazendo um protesto pacifico.
POVO CONTRA A COPA?
"Não é bem assim, o povo não é contra a Copa do Mundo. O povo é contra a corrupção, a sacanagem, hospitais ruins. É contra tudo isso. Não é uma escolha entre fazer o estádio e hospital. Todo ano pagamos jutos impostos, dá para fazer tudo. O povo não é contra a copa, é contra o desvio de dinheiro. O povo quer ver melhorias em tudo, é a grande oportunidade de o Brasil receber grandes investimentos. Isso não justifica os desvios, os altos custos."
"Quem de nós não ficou feliz quando foi decidido que a Copa seria no Brasil? Não teve ninguém que não comemorou e viu isso como uma oportunidade de crescimento. Sabemos como funcionam as coisas. Sabemos que existe corrupção, desvio, o povo está cansado disso. Queremos ver os responsáveis por fraude sendo presos. A gente não vê as reações e por isso o povo está na rua."
VISÃO DA FIFA E DO COL
"Estou com o povo e não abro. Quero o mesmo resultado que o povo espera. A Fifa e o COL estão acompanhando a movimentação, queremos ver uma competição sem violência, sem ninguém sair ferido. Para isso foi pedido mais segurança para os árbitros, estádios, para que não haja violência. Todos estão gostando de ver como uma mobilização popular pode dar um rumo ao país. A verdade é que o COL e a Fifa não constrói estádio, não contrata empreiteira, Só controla. O povo está cansado de ver roubalheira. A Fifa e o COL não tem absolutamente nada com isso."
CARGO NO COL
"Todo mundo quer mudança. Eu no COL sou o primeiro voluntário, não ganho um centavo. E aquele que provar que ganhei um centavo do COL, eu venho a público e peço para ir preso. Eu não tenho o por quê. A minha função no COL foi sempre de levantar o Brasil, levantar a auto-estima do país, que o brasileiro se sinta orguilhoso de ser atenção do mundo. Sabia que eu iria ter a possibilidade de falar com o povo. A gente tem de aproveitar isso também."
FRASE POLÊMICA: "COPA NÃO SE FAZ COM HOSPITAIS, SE FAZ COM ESTÁDIO"
"Lógico que fiquei chateado, porque me envolveram de maneira maldosa. Eu venho de origem humilde, apoio as manifestações, tudo que conquistei foi com suor, sofrimento, muitas operações. Entendo o que o povo quer. Esse vídeo foi manipulado e tendencioso. Todo mundo sabe não se faz copa do Mundo sem estádio. Não quer dizer que se deva deixar as outras coisas de lado. O Braisl vem batendo recorde de PIB e de investimentos. Não tenho cargo público, não administro cargo público. Quero mudanças igual ao povo. Eu me arrependo da forma como foi dita (a frase). Mas eu tenho certeza que o contexto inicial continua sendo o que eu penso. O Governo tem que ter as prioridades, como educação de qualidade. De qualquer maneira, eu peço desculpas aos que sentiram ofendidos.
MUDANÇAS VÃO RESULTAR EM ALGO NA PRÁTICA?
"Eu acho que nós vamos ver mudanças muito rápidas com essa manifestações. Tem que cobrar. Se tiver mudanças, bem. Se não, tem de continuar. Vivemos num país rico, pagamos impostos e temos de ver mudanças."
DECEPÇÕES COM ALGUNS ERROS DE ESTRUTURA NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES
"Não que eu esteja decepcionado, estamos há um ano da Copa e num evento teste que é a Copa das Confederações. Vemos muitos erros, muitos defeitos. A Copa do Mundo, é sim, um evento que não poderá ter nenhum tipo de erro, principalmente de acessibilidade, transporte. Você o povo reclamando."
CARGO POLÍTICO NO FUTURO?
"Não. Eu não tenho nenhuma pretensão de virar político, precisamos de políticos novos, que olhem para o povo para fazer o que o povo quer. A minha história é uma história muito linda. É um sistema onde eu não queria estar."
COMENTÁRIOS DE ROMÁRIO
"Não tenho absolutamente nada para falar do Romário. Eu vejo, e agora não só o Romário, que muita gente se aproveita para tirar proveito e ganhar uma medalhinha de pai da criança. É um momento de reflexão, soluções para melhorar o Brasil e não ficar só apontando o dedo para fulano e ciclano, sendo que o Brasil precisa de mudanças. Gostaria de mudar, mas não tenho cargo público e político."
DECLARAÇÃO DE PELÉ, QUE PEDE FOCO DENTRO E CAMPO
"Eu não concordo com o Pelé, o Brasil não pode esperar. Lógico que o que ele diz, de tratar bem o turista, isso também ajudaria. Mas O Brasil acordou e não pode esperar. Hoje vemos o maior movimento dos últimos anos, talvez da história. Veio tarde esse movimento, mas temos de aproveitar ao máximo e exigir mudanças no país."
FURTO NO HOTEL DA ESPANHA
"A gente lamenta qualquer ato desse no nosso país, principalemente com uma delegação do exterior. É lamentável, mas isso está sujeito no mundo todo. Já fui roubado no quarto de hotel lá no exterior, é desagradável ter furtado seus pertences. De qualquer maneira, estamos todos passíveis a isso."
PROTESTOS AFETAM OS JOGADORES DA SELEÇÃO?
"Não acho que o jogador seja alienado, é questão de que nesse momento que eles estão focados na competição, é difícil dar opinião sobre outras coisas. Até porque o jogador de futebol tem um poder grande de influenciar as pessoas. É um momento de esperar, fazer reflexão, se vai haver mudanças. Cada um tem o seu interesse. É muito individual isso."
CONCILIAR COL, EMPRESA, TV GLOBO...
"A minha parte no COL eu não tenho feito quase nada. Estou estudando os adversários e a Seleção Brasileira. Com o Comitê fui a um ensaio dos voluntários. Eu participei (no COL) mais publicamente do que internamente, participei bastante motivando para (o povo) estar orgulhoso."
CRÍTICAS POR COMENTAR COM JOGADORES AGENCIADOS
"Qualquer coisa que eu faço serei criticado e elogiado, é botar na balança. Eu boto na balança. Foi continuar sendo honesto e fiel à minha honra, independente do que eu faço. Não tem nenhum conflito nas coisas que eu me envolvo."
VISÃO ESTRANGEIRO DO PAÍS
"Todo mundo ama o Brasil, ama vir para cá e curtir esse clima maravilhoso, com cidades incríveis. Os estrangeiros estão assustados com essas manifestações. Mas entendem que é para um Brasil melhor. Para um país melhor e eles voltarem e virem que é um país melhor."
O QUE FAZ PARA IR BEM COMO COMENTARISTA?
"Eu tenho um programa da internet que faz a estatística dos jogadores. Esse programa me ajuda muito. E tem sido bacana, porque vejo coisas que poderiam me ajudar quando era jogador. Está sendo legal, porque a dinâmica é muito rápida. A bola chega na intermediária, tem de passar para o Galvão (Bueno, narrador). É só até a copa. Porque realmente é uma adrenalina diferente. E todos os brasileiros entendem de futebol. Tem de falar coisas diferentes."
SELEÇÃO BRASILEIRA DE FELIPÃO
"Estou vendo uma evolução muito boa desde o primeiro jogo que eu fiz. A equipe está muito consistente, equilibrada. Neymar bem, menos participativo, mas mais decisivo. É lógico que a Seleção precisa dele. É uma estrela mundial. Decisivo. Precisa de um time também. Já montou esse time, atacando bem, defendendo bem. Isso é bom, apesar de uma equipe jovem. A Seleção está indo bem. Tem jogadores que estão surpreendendo positivamente. O time todo está jogando bem e o Neymar é um mais que tem decidindo jogos."
SELEÇÃO DA ESPANHA
"O nível da Espanha é maior do que os outros, mas o Brasil por jogar em casa é uma força muito grande. E jogando como foi os últimos três jogos, seria uma final linda."
PALPITE CONTRA A ITÁLIA
"Acertei os dois palpites. Vou falar 1 a 0 para o Brasil."
- Matéria
- Mais Notícias