Rola lá fora: jornais ressaltam a 'maldição olímpica' do Brasil

- Matéria
- Mais Notícias
A repercussão da perda da medalha de ouro para o México, por 2 a 1, neste sábado, nos Jogos Olímpicos de Londres foi unânime: a medalha de ouro é uma maldição para a Seleção Brasileira. Esta foi a palavra mais utilizada nos jornais de todo mundo para justificar a derrota do time de Mano Menezes em Wembley.

Em tom espirituoso, a manchete do jornal argentino 'Olé' fez alusão aos Jogos Olímpicos de 2016, que serão no Rio de Janeiro: 'Me Río 2016'. A matéria considera o ouro uma dívida da Seleção Brasileira. O jornalista credita a derrota ao mau desempenho da defesa, ao fato das firulas de Neymar terem ficado 'ilhadas' e à reação tardia da equipe.

O espanhol 'As' também falou sobre o 'malefício olímpico' do Brasil, mas ressaltando o carrasco do jogo: Oribe Peralta, o camisa 9 mexicano. Em sua reportagem, o diário disse que a atuação brasileira ficou marcada pela frivolidade, em contraste com o ímpeto mexicano.

Na 'Gazzetta dello Sport', a matéria surge em tom de desabafo brasileiro desde o título: 'O México com o ouro no pescoço. Brasil, Olimpíada maldita'. A matéria fala de uma Olimpíada que a Seleção Brasileira tinha tudo para vencer, pois tinha as maiores estrelas e os rivais mais perigosos, como Uruguai e Espanha, foram eliminados na primeira fase. O diário italiano fala sobre a 'vingança' dos mexicanos, que depois de anos sem conseguir nada de relevante além de ir a duas finais da Copa América, conquistou uma medalha que os brasileiros não têm.

Após usar o título 'O México é ouro, o Brasil maldito', o francês 'L'Equipe' foi catastrófico em sua reportagem: 'O Brasil não oferecerá a medalha de ouro olímpica. Ao menos não este ano'. O jornal enumera as medalhas de prata e de bronze que o futebol brasileiro conquistou nos Jogos Olímpicos, e diz que ela não será oferecida aos milhões de brasileiros. Em relação à decisão, a Seleção Brasileira é criticada por não conseguir durante uma hora se encontrar na partida, 'envergonhada pela pressão dos mexicanos'.

Jornal do país-sede, a BBC considerou a conquista mexicana sobre o Brasil uma surpresa. O diário de Londres ressaltou a falha do lateral-direito Rafael (que atua no Manchester United) no primeiro gol e a atuação abaixo da média de Neymar. Há um destaque para o fato da equipe buscar o empate no fim do jogo, mas a perda do ouro é creditada ao desempenho irregular, principalmente no setor defensivo.
- Matéria
- Mais Notícias















