Recordista na Série A, Baptista exalta ‘responsabilidade’ do Sport
- Matéria
- Mais Notícias
O técnico que, em um primeiro momento, assumiu como interino, foi efetivado pouco depois, conquistou dois títulos no intervalo de uma semana, superou muita pressão após momentos de turbulência e, hoje, celebra o fato de ser o recordista à frente de um time da Série A do Campeonato Brasileiro. Estamos falando de Eduardo Baptista, treinador do Sport, o líder do Brasileirão, desde 30 de janeiro de 2014, quando deixou a condição de preparador físico para iniciar carreira à beira do gramado, seguindo os passos do pai.
A satisfação em ser, no momento, o recordista em longevidade é, naturalmente, grande para Eduardo Baptista. Ele, no entanto, ao mesmo tempo lamenta a situação, já que dos 20 treinadores que comandam times da Série A, apenas quatro estão à frente de suas respectivas equipes desde a temporada passada. Outros três foram oficializados em dezembro, para iniciarem o trabalho projetando este ano. Veja, abaixo, quando cada treinador foi oficializado. Apenas o Goiás, ainda sem técnico após a demissão de Hélio dos Anjos, não consta na lista.
– Meu sentimento de satisfação pelo trabalho desenvolvido há um ano e meio, pela confiança da diretoria e da nação do Sport é muito grande. Pelo lado do futebol brasileiro, é triste Tinha que ter eu e mais uns oito, dez, 14 treinadores de times da Série A com um ano e meio. Isso mostra que o futebol brasileiro está muito, muito distante do ideal. O 7 a 1 que tomamos não foi apenas dentro de campo. Precismos arrumar as coisas fora de campo também. Você vê a Ponte Preta que está invicta, também tem técnico desde o ano passado – destacou Eduardo Baptista, antes de completar:
– Isso mostra que a continuidade é importante. Após qualquer resultado negativo, qualquer tropeço, muitos clubes pensam na troca de comando. Talvez isso seja mais fácil. Mas, por isso que eu falo da responsabilidade do Sport, nós vamos na contramão disso tudo. Estamos mostrando para o futebol brasileiro que a continuidade dá resultados. A gente fica feliz por estar em um trabalho longo, mas triste pelo futebol brasileiro que precisa se reencontrar.
A felicidade de Eduardo em estar no comando do Leão há quase um ano e meio e já somar 101 jogos no comando do time vai de encontro ao pensamento da diretoria rubro-negra, assim como ele destaca. Uma diretoria "diferente" das demais, segundo o treinador.
– A nossa diretoria, aqui no Sport, é um pouco diferente. Digo isso, pois convivi e trabalhei em vários times grandes do futebol brasileiro e posso afirmar que aqui a gente conversa sobre tudo, estamos sempre passando para a diretoria sobre as nossas decisões. Acho importante a diretoria estar ciente de tudo que acontece, mas em nenhum momento eles interferem em nada das decisões da comissão técnica. Mas é importante que eles saibam de tudo. Nos momentos difíceis, eles sabem dos caminhos que vamos tomar. Eles conseguem enxergar aquela luz no fim do túnel, têm muita sabedoria para manter o trabalho. E provaram que estão certos. O Sport, hoje, tem uma responsabilidade muito grande.
Eduardo foi pressionado ainda no ano passado, quando, após um bom início no Brasileirão, o Sport teve uma queda de rendimento, mas conseguiu se recuperar, terminando a competição no 11º lugar, bem distante da zona de rebaixamento. Já nesta temporada, após a eliminação do time nas semifinais da Copa do Nordeste e do Pernambucano, títulos que defendia, ele ganhou novo voto de confiança. E o resultado está sendo observado no Brasileiro.
– O Sport vai contra o futebol brasileiro, um futebol em que depois de dois três jogos sem vitórias se rompe um trabalho, saem jogadores, chegam jogadores e você não consegue encontrar um equilíbrio durante o ano. O Sport está provando que essa longa gestão, um trabalho sério, com planejamento, traz resultados sem você fazer grandes investimentos. A nossa grande contribuição é muito grande. Por isso que levamos esse trabalho no Sport com muita seriedade – completou o recordista Eduardo Batista.
TREINADORES QUE JÁ COMANDAVAM SUAS RESPECTIVAS EQUIPES EM 2014
CONTRATADOS AINDA EM 2014 PARA A ATUAL TEMPORADA
CONTRATADOS DURANTE ESTA TEMPORADA
* Data em que assumiu como interino. Foi efetivado em 14 de fevereiro.
** Data em que assuimiu como interino. Foi efetivado em 12 de março.
- Matéria
- Mais Notícias