Na raça! Criciúma vence o Americana com gol no último minuto

- Matéria
- Mais Notícias
Na raça! Essa foi a forma como o Criciúma venceu o Americana na noite desta sexta-feira, por 1 a 0, no estádio Heriberto Hülse, em jogo válido pela 14ª rodada da Série B. Com o resultado a equipe catarinense foi a 23 pontos e se aproximou do G4, a equipe não chegou à zona do acesso, no entanto, pelo saldo de gols abaixo do do Náutico, mas ficou em quinto lugar. Dorival marcou no último minuto e assegurou o resultado.
Com o resultado, o Americana permanece com 21 pontos, na sexta colocação. Contudo, a equipe tem um claro "calcanhar de Aquiles" na Série B: sua campanha longe do Décio Vitta. O Águia jogou fora de casa sete vezes: foram quatro derrotas, dois empates e apenas uma vitória nestes jogos. Algo completamente inverso ao do desempenho do time em seu estádio: cinco vitórias, um empate e uma derrota em sete jogos.
O jogo foi corrido e disputado, apesar das péssimas condições do gramado. No geral, o Criciúma criou mais e teve mais oportunidades, chegando a carimbar a trave em duas oportunidades, o Americana se limitou a marcar e chegou em poucas oportunidades de bola parada. No segundo tempo, as expulsões deixaram o jogo ainda mais em aberto, e o Tigre, no último minuto conseguiu decidir.
Prenúncio falso
Antes da bola rolar uma forte chuva atingiu o estádio Heriberto Hülse e prejudicou muito a condição do gramado: durante o primeiro tempo, a bola mal rolou em campo, e o nivel técnico caiu consideravelmente. Jogo ruim, certo? Errado. O jogo foi de muita movimentação de duas equipes que se dispuseram a criar. Contudo, o Criciúma teve o controle durante todos os 45 minutos iniciais.
A equipe catarinense não só marcou melhor e impediu que o Americana, quando finalizasse, o fizesse com qualidade. No ataque a equipe chegava, mas abusava de lançamentos e cruzamentos longos (algo justificável pelas condições ruins do gramado). Contudo, faltava ao Tigre acertar a mira: das 13 finalizações da equipe na primeira etapa, 10 foram erradas. Contudo, ainda assim a equipe deu muito trabalho a Jaílson, que saiu como melhor homem da primeira etapa.
O destaque negativo foi mesmo o gramado e a legião de contusões que ele gerou. Paulo Sérgio e Reinaldo, no Águia, e Zé Carlos, que vinha fazendo grande exibição pelo Criciúma, tiveram que ser substituídos por conta de lesões ocasionadas pelo gramado pesado. No mais, um bom futebol, mas sem vantagem para nenhum dos dois lados.
Expulsões logo de cara
Na segunda etapa, um lance mudou o destino da partida. Em uma disputa de bola, o zagueiro do Criciúma Rogélio deixou o cotovelo no rosto do atacante Charles do Americana, que também deixou o corpo para trombar no adversário. Após o lance, o árbitro carioca Péricles Bassols expulsou os dois jogadores e, com mais espaço, o jogo passou a fluir mais e a velocidade passou a superar a marcação.
As expulsões foram determinantes para o desenrolar da partida. O ataque do Americana ficou totalmente ineficiente apenas com André Luiz, o que fez o Tigre sentir pouco a ausência de Rogélio, ainda mais com Dorival, que entrou para oscilar entre a cabeça de área e a zaga. Com o panorama favorável, o Criciúma ampliava a pressão e sufocava o Americana, que, àquela altura, parecia se contentar com o empate, dadas as circunstâncias.
A pressão do Criciúma, porém, não deu resultado e a equipe teve de partir ainda mais para o ataque. Com isso, o Águia conseguiu se colocar mais na partida e chegar, muito em função da bola parada, diga-se. Até que, no último lance, Dorival conseguiu cabecear uma bola muito bem cruzada pela direita e resolver a partida para o Tigre.
Próximos jogos
O Criciúma volta a campo na próxima terça-feira, às 21h, quando vai a São Paulo, para enfrentar a Portuguesa, no estádio do Canindé. Já o Americana terá a semana livre para treinar já que volta a jogar pela Série B somente no próximo sábado, às 16h20, no Décio Vitta.
FICHA TÉCNICA:
CRICIÚMA 1 X 0 AMERICANA
Local: Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Data/Hora: 29/7 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols (RJ)
Auxiliares: Marcelo Braz Mariano (RJ) e Andrea Marcelino de Sá (RJ)
Renda/público: Não disponível
Cartões amarelos: Zé Carlos, Andrey, Rogélio, Pedro Carmona (CRI); Jorge Luiz (AME)
Cartões vermelhos: Rogélio (CRI), 5'/2ºT; Charles (AME), 6'/2ºT; Toninho Cecílio (AME), 14'/2ºT;
GOLS: Dorival, 47'/2°T (1-0)
CRICIÚMA: Andrey; Fabinho Capixaba, Rogélio, Toninho e Pirão; Baraka, Henik, Pedro Carmona e Aloísio (Dorival, 10'/2ºT); Adeílson (Éder, 23'/2ºT) e Zé Carlos (Schwenck, 44'/1ºT). Técnico: Guto Ferreira.
AMERICANA: Jaílson, Paulo Sérgio (Luiz Felipe, 22'/1ºT), Jorge Luiz, Thiago Gomes e Magal; Léo Silva, Alê, Moacir (Kássio, 14'/2ºT) e Marcinho; Reinaldo (Charles, 38'/1ºT) e André Luiz. Técnico: Toninho Cecílio.
- Matéria
- Mais Notícias















