Quem ‘pagou o pato’? Avaí vira e bate o líder Corinthians

- Matéria
- Mais Notícias
Durante a semana, o zagueiro Leandro Castán, do Corinthians, causou incômodo no Avaí ao falar que a equipe pagaria o pato pela derrota do Timão em casa frente ao Cruzeiro. Porém, não foi bem assim. Neste domingo, na Ressacada, quem levou a melhor foi o Leão, que venceu, de virada, por 3 a 2.
O Corinthians segue na liderança do Campeonato Brasileiro com 28 pontos e o time catarinense, foi a dez, mas ainda figura na zona de rebaixamento. Apesar de garantido na ponta, a segunda derrota seguida pode custar caro ao Timão. Depois de abrir boa frente, viu seus rivais se aproximarem. O Flamengo, vice-líder, agora só tem um ponto de desvantagem. A boa notícia é que o Alvinegro ainda tem um jogo a menos, o clássico contra o Santos.
Mesmo jogando fora de casa, foi o Corinthians que tomou a iniciativa da partida desde o início. As chances não demoraram a aparecer. Antes mesmo dos 10 minutos, o zagueiro Paulo André acertou uma cabeçada no travessão após cobrança de escanteio. Com apoio constante dos laterais e boa movimentação dos três atacantes, o Timão encurralou o Avaí em seu campo de defesa.
Avaí surpreende e vence o líder Corinthians de virada
Recuado, mais por causa da postura do adversário do que por opção, o Avaí só avançou em lances fortuitos. Durante o primeiro tempo, conseguiu apenas uma chance de real perigo, com Fabiano cabeceando para fora, sem goleiro, após saída atabalhoada de Renan em cobrança de falta.
Mais técnico, o Corinthians seguiu tocando a bola, esperando as oportunidades surgirem. E foi numa bela tabelinha que saiu o primeiro gol da equipe paulista. Emerson deu bela bola e recebeu de volta de Danilo. O Sheik esbanjou categoria na finalização jogando no cantinho esquerdo do goleiro Felipe e encerrou um jejum que já durava quatro meses (seu último gol havia sido ainda pelo Fluminense no Campeonato Carioca).
Sheik fez seu primeiro gol pelo Timão (Foto: Cristiano Andujar)
Mesmo em vantagem, o Timão continuou na pressão e poderia ter marcado o segundo em pelo menos duas oportunidades antes do intervalo. Uma com Emerson, livre, batendo para a fora e outra com Willian acertando a trave.
Se foi pior durante todo o primeiro tempo, o Avaí conseguiu alcançar o empate logo no início do segundo. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para William matar, girar e bater com força para deixar tudo igual. O gol sofrido acabou atordoando o Corinthians e encheu de moral o time catarinense.
A partida ficou aberta e o Avaí, em contra-ataque mortal, conseguiu a virada com Rafael Coelho empurrando para dentro cruzamento de William. Atrás no marcador, o Corinthians voltou a abafar o adversário, mas seguiu pecando nas finalizações.
E foi novamente num contragolpe que a equipe anfitriã conseguiu matar a partida. Rafael Coelho saiu com a bola dominada de trás do meio de campo, livrou-se da marcação e tocou na saída de Renan fazendo um golaço.
Rafael Coelho vibra muito com o gol de empate (Foto: Cristiano Andujar)
Nos descontos, o Corinthians conseguiu descontar com Jorge Henrique, mas não havia mais tempo para nada.
Ao fim do jogo, o Corinthians pode se lamentar por ter sido superior na maior parte do tempo, porém, os excessivos erros nas conclusões acabaram sendo fundamentais para a derrota. Para o Avaí, fica a esperança de dias melhores com a moral de ter vencido o líder do Brasileirão.
As duas equipes voltarão a campo na próxima quarta-feira. O Corinthians pegará o América-MG, no Pacaembu. Já o Avaí viajará até Fortaleza para encara o Ceará.
FICHA TÉCNICA
AVAÍ 3 X 2 CORINTHIANS
Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data-Hora: 31/7/2011 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e João Sousa Paulo Neto (DF)
Renda e público: R$ 129.405,00 / 8.442 presentes
Cartões amarelos: Dirceu e Welton Felipe (AVA); Ralf e Jorge Henrique (COR)
Gols: Emerson 30'/1ºT (0-1), Willian 3'/2ºT (1-1), Rafael Coelho 13'/2ºT (2-1) e 36'/2ºT (3-1) e Jorge Henrique 47'/2ºT (3-2)
AVAÍ: Felipe, Welton Felipe, Bruno e Dirceu; Daniel, Marcos Paulo (Batista 20'/2ºT), Fabiano (Diogo Orlando - Intervalo), Pedro Ken e Leandro Lima (Cleverson 43'/1ºT); Rafael Coelho e Willian - Técnico: Alexandre Gallo.
CORINTHIANS: Renan, Welder (Morais 32'/2ºT), Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho (Edenílson 23'/2ºT) e Danilo (Alex 45'/1ºT); Jorge Henrique, Willian e Emerson - Técnico: Tite.
- Matéria
- Mais Notícias