Portuguesa quer o reconhecimento de dois títulos nacionais
- Matéria
- Mais Notícias
Na onda dos clubes que pediram à CBF o reconhecimento dos títulos da Taça Brasil e do Robertão, a Portuguesa espera ter duas conquistas do Torneio Rio-São Paulo, vencidas em 1952 e 1955, igualadas ao Brasileiro. As competições, disputadas em nove rodadas em turno único e no formato de pontos corridos, são consideradas nacionais para os dirigentes do clube paulista. Em ambas as conquistas, a Lusa precisou decidir o título com outra equipe, por ter a mesma pontuação. Vasco e Palmeiras, respectivamente, foram os derrotados.
- Já pedi para o nosso departamento histórico fazer o levantamento e vamos mandar para a CBF exigindo os dois títulos. Na época, o Rio- São Paulo era considerado o Campeonato Brasileiro, então a Portuguesa é bicampeã nacional - afirmou o presidente Manuel da Lupa, ao LANCENET!.
O Torneio Rio-São Paulo foi disputado pela primeira vez em 1933, só com times do Rio de Janeiro e de São Paulo, e só se tornou uma competição anual depois de 1950. Dezessete anos depois o campeonato foi ampliado, contando com a participação de times de outros estados, se tornando o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Robertão). Em 1993, foi recriado novamente com os times do Rio e de São Paulo, mas foi extinguido em 2002, quando o Corinthians se sagrou campeão.
O assunto veio à tona esta semana, quando a CBF acenou com a possibilidade de igualar os títulos da Taça Brasil e do Robertão, campeonatos anteriores ao Campeonato Brasileiro. Santos, Palmeiras e Fluminense, entre outros times, foram beneficiados pela decisão.
- Só falam nos outros clubes, mas a Portuguesa também tem direito e vai mandar um ofício para a CBF pedindo o reconhecimento desses títulos - finalizou Da Lupa.
Se os títulos brasileiros da Lusa forem reconhecidos, o clube iguala Grêmio, Botafogo, Bahia e Cruzeiro, com duas conquistas nacionais cada.
Bate-bola com Manuel da Lupa - Presidente da Portuguesa, exclusivo ao LANCENET!
LANCENET!: A Portuguesa quer ser reconhecida como bicampeã nacional?
Manuel da Lupa: Sim. Nós fomos campeões do Torneio Rio-São Paulo de 1952 e 1955, então podemos ser reconhecidos. Eu já falei com o departamento histórico do clube e já vamos fazer um levantamento de tudo o que temos referente a esses títulos para mandar à CBF.
L!: E porque somente agora essa busca pelo reconhecimento?
Manuel da Lupa: Só se fala nos outros clubes que podem ter esses títulos reconhecidos. Mas a gente vai mandar também. A Portuguesa tem o direito de reivindicar essas conquistas. O critério tem que ser para todo mundo.
L!: Além do Rio-São Paulo, tem outro título?
Manuel da Lupa: Nós ganhamos o Fita Azul, disputado em 1953 em uma excursão pela América. É um título que também merecia ser reconhecido, mas vamos avaliar ainda.
Com a palavra - Luiz Felipe Santoro - Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
Acredito que é descabido querer equiparar o Torneio Rio-São Paulo ao Campeonato Brasileiro. Aliás, já acho errado querer igualar a Taça Brasil ao Campeonato Brasileiro, como está sendo dito. Na pior das hipóteses, a Taça Brasil poderia ser equiparada com a Copa do Brasil. Mas essa abertura vai permitir que todos os outros clubes se sintam no direito de pedir o reconhecimento de algum título também. Daqui a pouco vão pedir homologação de uma série de campeonatos que existiram por aí.
Não dá pra falar que o Torneio Rio-São Paulo é um campeonato nacional, porque não é. Até entendo e respeito esse argumento, mas o campeonato só reunia times do Rio de Janeiro e de São Paulo. Acho que essa onda de equiparações é muito extemporânea.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias