menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Na era dos pontos corridos, Galo tem seu pior ataque

Dia 27/10/2015
22:33

  • Matéria
  • Mais Notícias

Nas duas últimas partidas o Atlético finalizou 50 vezes contra a meta adversária, sendo pelo menos 15 oportunidades claras de marcar gols, mas acertou colocou apenas uma bola dentro da rede. A incompetência dos atacantes pode ser considerada o retrato da equipe na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.

Com 28 rodadas disputadas, o Galo, que segue na zona de rebaixamento, marcou apenas 33 gols, o que dá uma mísera média de 1,17 por partida. Para efeito de comparação os clubes que têm o posto de melhores ataques da competição nacional desde ano fazem uma proporção que quase chega a dois gols por jogo realizado.

O desempenho pífio do setor ofensivo atleticano é o pior da instituição desde a implantação do sistema de disputa do Brasileirão por pontos corridos, em 2003. Nenhuma equipe montada pelo Alvinegro nos últimos anotou um número tão baixo de gols como a que está em campo defendendo muito mal a tradição do clube.

Nos últimos anos, nenhum time manchou tanto a imagem do Galo quanto o de 2005, sendo rebaixado para a Segunda Divisão. Porém, considerando apenas 28 rodadas disputadas, até mesmo aquela formação tinha mais gols. A essa altura do campeonato, a equipe que caiu para a Série B já havia balançado redes 37 vezes.

Na temporada atual, dos 33 gols marcados sob o comando dos técnicos Dorival Júnior e Cuca, apenas 15 foram feitos por atacantes. Ou seja, a linha de frente, que seria responsável por colocar medo nas defesas adversárias, acaba sendo uma aliada, já que marcou menos da metade dos tentos do time no Campeonato Brasileiro.

- Tivemos chances cara a cara, que o adversário não teve e pecamos mais uma vez. Mas está faltando um poder de definição. Não quero que crie muito, mas temos que ter uma ou duas chances e fazer o gol – disse o técnico Cuca.


____________________________________________________________________________


Tardelli e Obina valem por cinco atacantes

Não é exagero dizer que a dupla de ataque formada por Tardelli e Obina na temporada 2010 pode ser equivalente aos cinco principais atacantes do atual elenco juntos.

Os dois últimos jogadores de destaque ofensivo do Atlético marcaram juntos, nas primeiras 28 rodadas do Campeonato Brasileiro, 14 gols, divididos meio a meio.

Na disputa da competição nacional que está em curso, todos os cinco jogadores de frente do grupo de atletas do Galo (Magno Alves, Guilherme, André, Neto Berola e Jonatas Obina) marcaram 15 tentos no mesmo número de confrontos.

O artilheiro da equipe deste ano é Magno Alves, com seis bolas na rede. Ele terá de fazer mais seis gols nas últimas dez rodadas para igualar a marca de 12 atingida por Obina. Se quiser empatar com Tardelli, o camisa 10 precisará de quatro.

Porém, vale lembrar que o número de gols da dupla Tardelli/Obina em 2010 só não foi maior porque durante boa parte do Brasileirão eles estiveram machucados.


____________________________________________________________________________


Números do ataque atleticano em 28 rodadas:

Brasileirão 2003 - 49 gols

Brasileirão 2004 - 35 gols

Brasileirão 2005 - 37 gols

Brasileirão 2006 - Série B

Brasileirão 2007 - 42 gols

Brasileirão 2008 - 37 gols

Brasileirão 2009 - 46 gols

Brasileirão 2010 - 35 gols

Brasileirão 2011 - 33 gols

  • Matéria
  • Mais Notícias