menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Um passo atrás para dar dois à frente: a história de Eduardo no Fluminense

Alexey Dantas vice-presidente de Relações Institucionais do Fluminense - (Foto: Fluminense F.C.)
imagem cameraAlexey Dantas vice-presidente de Relações Institucionais do Fluminense - (Foto: Fluminense F.C.)
Dia 28/10/2015
05:25

  • Matéria
  • Mais Notícias

Dar um passo atrás, para depois conseguir dois à frente. Esse foi o pensamento do meia Eduardo, quando veio para o Rio de Janeiro em setembro do ano passado. Ele já era profissional no Fortaleza, mas decidiu aceitar a proposta do Fluminense e retornar para os juniores. Resultado: ficou ainda melhor e se tornou uma das maiores promessas de Xerém.

– Foi uma decisão acertada. Não é porque voltei para a base que dei um passo atrás. Foi importante também para aprender algumas coisas – disse Eduardo, ao LANCE!Net

Mesmo jovem, o jogador se mostrou capaz o suficiente para compreender que o clube cearense não estava num bom momento, ao contrário do Flu, em franca ascensão e valorizando ainda mais suas categorias de base. Esse intelecto é um dos pontos mais elogiados pelos responsáveis por Xerém.

Mas a chegada não foi fácil. Além da adaptação a uma nova realidade, Eduardo teve de enfrentar uma grave lesão no púbis e a dificuldade para jovens meias serem incorporados ao elenco principal do Fluminense.

Estabilizado, não demorou muito para brilhar. Ele foi um dos destaques do Flu na Copa São Paulo deste ano, assim como havia feito nas três edições anteriores, pelo Fortaleza. Para 2013, Eduardo espera ter na pré-temporada em Mangaratiba uma nova chance como profissional. Mas desta vez, será para ficar:

– Só de estar no Flu já é um sonho. Sei que o momento vai chegar e tenho que estar preparado – concluiu.

Rejeição a proposta francesa

Outro exemplo da maturidade de Eduardo para lidar com questões complexas ocorreu no início de 2011, quando ele recebeu um convite do Lens, após um estágio no clube francês. O desafio não seria adequado para o momento.

– Eu ainda era menor. Achei melhor voltar, não estava na hora de ir para fora do Brasil – disse.

Segundo o próprio Fluminense, Eduardo discutiu junto com o empresário os detalhes do novo contrato com o clube (término em dezembro de 2015). Antes de vir para Xerém, o meia cursava Direito no Ceará. Ele deve voltar aos estudos assim que possível.

Bate-Bola - Eduardo
Meia do Fluminense e candidato a revelação em 2013, ao L!Net

Você sente muita saudade da terra natal, Fortaleza?
Saudade sempre acontece, mas quando dá para meus familiares virem é tranquilo. Agora meu sonho é estar no profissional do Fluminense, é a minha casa hoje.

E de disputar a Copinha?
A competição era muito boa, gera mídia, então é bem legal de participar. Foram três anos bons.

O que poderia dizer de Xerém?
Xerém evoluiu bastante, em questão de campos, alojamento...A infraestrutura de lá está bem melhor. Houve mudanças significativas e dá orgulho de treinar lá.

Ano que vem o Flu disputará a Libertadores. Está pronto para isso?
A gente não torce para um companheiro se machucar, mas se acontecer tenho que estar preparado. Seria uma felicidade imensa.

  • Matéria
  • Mais Notícias