menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Orlando Silva pode ser convocado a explicar ações

TR - Fluminense x Nacional - Conca (Foto: Photocamera)
imagem cameraTR - Fluminense x Nacional - Conca (Foto: Photocamera)
Dia 28/10/2015
05:25

  • Matéria
  • Mais Notícias

Após dias de denúncias divulgadas na imprensa sobre o favorecimento de membros do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, via Programa Segundo Tempo, o deputado Augusto Coutinho (DEM-PE) protocolou nesta terça-feira pedido de esclarecimentos exigindo que haja a prestação de contas sobre todos os valores investidos e as suas respectivas destinações.

O "Estado de S. Paulo" divulgou que, só em 2010, R$ 30 milhões foram para ONGs de dirigentes e aliados do partido do político. A reportagem percorreu núcleos em diferentes estados, como Distrito Federal, Goiás, Piauí, São Paulo e Santa Catarina, e constatou irregularidades como entidades de fachada, outras em situação precária e abandonadas, além da falta de materiais para o desenvolvimento das atividades e alimentos com a validade vencida.

Na terça-feira, o LANCENET! mostrou indícios de favorecimento na escolha do município de Campinas para abrigar o projeto denominado Rede Nacional de Treinamento. De acordo com a assessoria do ME, cerca de R$ 15 milhões já foram liberados pela pasta à cidade paulista.

Em Campinas, a ligação do ministro é com o secretário de esportes, Gustavo Petta. Além de cunhado – Petta é irmão da esposa de Silva, Ana Cristina –, ele é filiado ao PCdoB.

– O órgão deveria cuidar da boa gestão dos recursos públicos, mas está burlando a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei de Responsabilidade Fiscal, e passando por cima, também, do Congresso Nacional. Fiz o pedido porque existem indícios de que recursos estão sendo utilizados por aliados do partido do ministro. Então, ele deve se explicar – argumentou o deputado.

O requerimento será encaminhado às Comissões de Fiscalização Financeira e Controle, e Turismo e Desporto. Se for acatado, então Orlando Silva será convocado. A reportagem do L!Net tentou entrar em contato com o ministro por meio de sua assessoria, mas não houve resposta até o fechamento desta edição.

  • Matéria
  • Mais Notícias