Médico explica efeitos de anabolizantes no peso de atleta

- Matéria
- Mais Notícias
O meia Daniel Carvalho pode mesmo ter dificuldades para perder peso por conta do uso de anabolizantes na época em que jogava no futebol russo, conforme declarou à Rádio Estadão/ESPN, porém na maioria dos casos não é isso que acontece. É o que disse ao LANCENET! o Dr. Samir Daher, coordenador do departamento de medicina desportiva da Associação Paulista de Medicina.
- O fato de ter feito o uso de anabolizantes num período anterior não tem relação com o peso atual se tiver há um período prolongado sem a utilização. Para o anabolizante surtir um efeito, ele não pode ser tomado em uma dose única. Tem de ser um ciclo prolongado com exercícios físicos para surtir efeito. Da mesma forma que tem um efeito desejável, ele regride com a suspensão do consumo. Em média, essa regressão acontece em 30 ou 60 dias após a utilização. Vai depender da quantidade utilizada, mas se for uma quantidade "normal", é isso - revelou Samir.
Fisiologista comenta efeitos dos anabolizantes em Daniel Carvalho
E MAIS:
Médico do Verdão desconhece 'doping' de Daniel na Rússia
Irritado, Daniel Carvalho recua sobre uso de anabolizantes
Fisiologista do Verdão minimiza 'doping' de Daniel no CSKA
Em nota, Carvalho afirma: 'Não fui obrigado a tomar nada'
Mesmo com o longo período sem a utilização dos chamados anabolizantes por parte do atleta, Daher aponta uma possível influência da química na variação de peso.
- Se um atleta fez um uso e está há cinco, seis anos, sem utilização, é difícil justificar com o peso. Com uma exceção: se essa susbstância causou algum dano no organismo dele, uma alteração hepática ou da tireóide, pode ter uma justificativa na dificuldade de perder peso. É uma espécie de efeito colateral - afirmou o coordenador do departamento de medicina desportiva da Associação paulista de Medicina.
- Matéria
- Mais Notícias















