menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Massa minimiza mudanças no regulamento da Fórmula 1

Brasil x Australia Sub 17 (Foto: Ulises Ruiz Basurto/EFE)
imagem cameraBrasil x Australia Sub 17 (Foto: Ulises Ruiz Basurto/EFE)
Dia 28/10/2015
05:27

  • Matéria
  • Mais Notícias

As polêmicas mudanças no regulamento da Fórmula 1 continuam dando o que falar. A partir deste fim de semana, em Valência, será proibido mexer no mapeamento dos motores entre os treinos classificatórios e as corridas. Já em Silverstone (Inglaterra), serão banidos os difusores soprados.

Na teoria, as alterações na regra são ruins para a Red Bull, que, com um mapeamento mais agressivo do motor, leva vantagem nos treinos mas não pode usá-lo nas corridas sob pena de comprometer as unidades, sem contar o fato de a equipe ter o difusor mais desenvolvido.

Para Felipe Massa, cuja Ferrari não tem um difusor soprado tão eficaz assim, as mudanças não farão tanta diferença como se imagina.

- Não vejo nenhum problema em mudar, vimos tantas mudanças no passado. O que faz esse mapeamento do motor é dar mais downforce no carro, tanto em freada como em aceleração. Você mudando isso não terá tudo aquilo que se ganha no carro freando, e vai ter equipe que vai sofrer mais e menos. Espero que a gente sofra menos - disse ele.

Perguntado sobre uma suposta falta de coerência por parte da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em mudar o regulamento no meio do campeonato, Massa fugiu da polêmica.

- É preciso perguntar aos dirigentes. Como a gente viu, a mudança no mapeamento dos motores não é diferente de um carro que tinha uma asa móvel e de uma corrida para outra. Você ganha mais downforce e chegou numa direção em que estava para sair do limite, talvez tenha sido esse o caminho para travarem. Não acredito que vá ser uma diferença muito grande - disse.

Perguntado sobre os motivos que levaram a FIA a mexer nas regras, Massa reagiu:

- Pergunte para eles. Acho que saiu um pouco do limite, não sei explicar por que. Acho que passou do limite e resolveram cancelar.


  • Matéria
  • Mais Notícias