menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Márcio Araújo: 11 mil minutos 'sem fama' no Verdão

Dia 27/10/2015
21:27

  • Matéria
  • Mais Notícias

Torcedor palmeirense, você sabe quem foi o jogador que mais atuou pelo clube nas últimas duas temporadas? Nada de Valdivia, Marcos Assunção ou Deola. Márcio Araújo é o dono da marca.

continua após a publicidade

Desde janeiro de 2010, quando chegou ao Verdão, quatro técnicos, além do auxiliar Murtosa, comandaram o Alviverde e mantiveram o camisa 8 no time titular. No primeiro ano, jogou 64 vezes, deixando o zagueiro Danilo (61) e o volante Edinho (59) para trás. Em 2011 atuou em 63 partidas, ficando à frente de Luan (60) e do também volante Marcos Assunção (59).

Neste ano, Araújo já caminha para repetir a dose: ao lado do zagueiro Henrique, jogou os sete confrontos do Palmeiras, sem sair de campo. Assim, já alcançou a marca de 11.635 minutos em ação, com outra marca expressiva: como em toda carreira, nunca foi expulso (veja abaixo), algo impensável para a posição.

continua após a publicidade

Toda essa regularidade já seria o suficiente para cair nas graças da torcida. Mas engana-se quem pensa que ele se incomoda de não ter essa importância. Pelo contrário. Araújo prefere não ser reconhecido e até "engana" os torcedores na ruas.

– Quem não gosta de ser exaltado? Mas prefiro até não ser reconhecido. Esse assédio fora de campo, algumas coisas que acontecem, às vezes até atrapalham. Várias vezes passam na rua e falam que eu pareço com o Márcio Araújo e eu falo: "Eu? Nunca dei um chute numa bola" (risos). Muitos acreditam – contou ele, ao LANCENET!.

continua após a publicidade

Mesmo com a pressão dos amigos para "assumir" a fama, o volante prefere ficar na dele. Tímido, costuma frequentar a igreja e ir ao shopping quando está com a família, o que, segundo ele, ajuda a se cuidar e manter a regularidade na equipe.

Assim, consegue marcas expressivas. Com 134 jogos oficiais, só fica atrás de Valdivia (145) no elenco.

Volante não foi expulso na carreira

Além da regularidade no time titular desde que chegou ao clube, Márcio Araújo tem outra marca expressiva na carreira, ainda mais para um primeiro volante: nunca levou cartão vermelho, tanto no Verdão como nos cinco anos jogando no Atlético-MG.

No Palmeiras, em duas temporadas, ficou suspenso apenas três vezes, todas elas por conta de cartões amarelos. Ele afirma que procura não fazer faltas, mas admite que isso é um defeito dele.

– Talvez seja necessário, pela posição, chegar mais, fazer faltas em alguns momentos. Até sofro por deixar o cara passar tentando roubar e não conseguindo, dá uma chance a eles de perigo por conta disso. A gente vai aprendendo, mas gosto mais de roubar a bola. Talvez seja um defeito não fazer falta, mas por isso não tomo muitos cartões mesmo – contou.

Confira um bate-bola exclusivo com Márcio Araújo

LANCENET!: Qual o segredo para jogar tantas partidas sem sair da equipe?

MÁRCIO ARAÚJO: (Risos) É Deus que me fortalece, o condicionamento, preparação física, fisiologista que cuida bem dessa parte, a nutricionista também... Sempre foi assim, no Palmeiras até melhor. No Atlético tive umas três lesões, aqui só cheguei a ser poupado, nunca tive lesões.

LNET!: Você se cuida fora do campo?

MA: Me cuido com o descanso, a alimentação talvez não seja a mais adequada. É mais com o descanso mesmo em casa. A recuperação aqui é boa e a gente aproveita a estrutura para recuperar bem.

LNET!: Você se imagina entre os que mais jogaram na história do clube?

MA: Seria muito bom, enquanto estamos no clube queremos jogar ao máximo. Passa pela cabeça não só de entrar a história do clube, mas de realizar sonho. Queremos sempre jogar, ajudar, independentemente de marcas, melhorar e evoluir porque se pararmos sempre tem alguém pra tomar a posição

LNET!: O que você faz para agradar tanto aos treinadores que passam?

MA: Acho que a postura dentro de campo, a maneira de jogar. Também por marcar bastante, eu gosto de roubar a bola, ir para o ataque. Talvez isso ajude o time na parte ofensiva, além do setor defensivo também. Unindo o útil ao agradável em campo todos os técnicos têm gostado do meu estilo de jogo aqui.


Confira um "Com a Palavra" de Anselmo Sbragia, preparador físico do Verdão

"Márcio Araújo consegue isso por uma somatória de fatores. A genética dele é muito boa e ele tem uma potência aeróbia muito grande, uma condição física muito boa.

Ele cumpre o trabalho à risca, tenta sempre melhorar, se esforça. Cada um tem uma especialidade e com o trabalho o Márcio tenta minimizar os riscos das características que não são muito boas nesse sentido. Tudo isso faz ele ter essa regularidade na parte física e também em campo.

O organismo dele ajuda com relação às lesões também, é um jogador que dificilmente se machuca porque tem uma genética muito boa e não sofre com isso"

  • Matéria
  • Mais Notícias