menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Mano festeja ligação de Lula e fala em missão 'sagrada' da Seleção

As imagens de São Paulo 4 x 1 Flamengo (Foto: Miguel Schincariol)
imagem cameraAs imagens de São Paulo 4 x 1 Flamengo (Foto: Miguel Schincariol)
Dia 28/10/2015
05:09

  • Matéria
  • Mais Notícias

O técnico Mano Menezes não conseguiu disfarçar a alegria com o futebol apresentado pela Seleção Brasileira na vitória por 3 a 1 sobre a Bielorrússia, neste domingo, em Manchester, que assegurou de forma antecipada a classificação da equipe para as quartas de final do torneio olímpico. Esboçando um sorriso em diversas oportunidades na entrevista coletiva, o comandante brasileiro revelou que o ex-presidente Lula ligou para o mandatário da CBF, José Maria Marin, a fim de parabenizar a equipe pela exibição.

- O mais importante que fizemos hoje (domingo) como Seleção foi conquistar a classificação de forma antecipada. Todos participaram dela, isso deixa o torcedor brasileiro feliz. Mexe com o que temos de mais sagrado que é o amor que ele tem pela Seleção. O presidente Marin recebeu ligação do Lula e passamos isso para os jogadores.

Ainda nessa linha de exaltação da relação do torcedor com a Seleção, Mano explicou um episódio ocorrido durante o jogo. Por duas vezes, um torcedor gritou para o técnico sacar o atacante Hulk, dizendo que o jogador do Porto "é muito ruim". O técnico fez gestos para a arquibancada em reprovação ao discurso e explicou o que quis dizer:

- Um torcedor pediu para eu tirar um jogador e eu achei que isso era muito apressado. O torcedor precisa aprender que é muito importante para a equipe em determinados momentos. Quando a equipe está jogando bem, precisa apoiar, pois o time é merecedor desse apoio.

Mano considera que a equipe teve mais espírito coletivo contra os bielorrussos do que na estreia, diante do Egito. O técnico havia cobrado essa postura dos jogadores e mostrou-se satisfeito com o que viu em campo. Por isso, não quis destacar atuações individuais e quando perguntado sobre o desempenho de Neymar, que fez um gol e deu passe para os outros dois, usou o discurso do conjunto.

- Penso que todos jogamos mais para a equipe e o resultado é que a atuação foi muito melhor que na estreia. Nosso índice de erro foi muito abaixo do jogo passado. O adversário esteve muito mais fechado ainda. Forçou-nos a errar mais e erramos menos. Isso significa evolução.  É importante que você diminua o número de erros. Se nós errarmos muito pouco estaremos muito próximos de equilibrar o jogo a nosso favor.

Adversário fechado

Na véspera do jogo, Mano já havia alertado que o Brasil precisaria ter paciência contra a Bielorrússia porque iria encontrar um rival retrancado, sem disposição de tentar muitas jogadas ofensivas. Foi exatamente isso que a equipe teve pela frente e o treinador gostou particularmente do segundo tempo da equipe, quando conseguiu ter ainda mais a posse de bola e criar situações o suficiente para se desvencilhar do placar de empate.

- É sempre difícil enfrentar uma linha de cinco atrás, com três jogadores à frente dessa linha, como nós fomos brindados pelo nosso adversário, que tem livre escolha. Tomamos um gol desse adversário, subestimamos sua capacidade de criar uma jogada. Depois tivemos a calma que não tivemos no jogo passado. Fizemos um bom número de jogadas mas faltaram alguns ajustes. Tivemos um segundo tempo com mais inteligência para trabalhar a bola e encontrar os espaços.

A Seleção Brasileira viaja no final da manhã desta segunda para Newcastle, no norte da Inglaterra, onde fará a preparação para o jogo que encerra sua participação na primeira fase, quarta-feira, contra a Nova Zelândia, no St. James Park, na mesma cidade. A equipe precisa apenas de um empate para garantir a primeira colocação do grupo e assim permanecer em Newcastle para o jogo das quartas de final, marcado para sábado.

  • Matéria
  • Mais Notícias