menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Leão, especialista em alterações no intervalo dos jogos

Dia 27/10/2015
22:38

  • Matéria
  • Mais Notícias

Emerson Leão tem se especializado em substituições no intervalo. Nos últimos três jogos, por exemplo, fez trocas em todos. Coincidência ou não, foram decisivas e o resultado positivo veio no segundo tempo, depois de o primeiro terminar empatado ou em desvantagem.

O treinador diz que não tem uma definição antes da partida, e muda de acordo com as necessidades. Nos outros clubes que passou, também.

– Depende do time e da necessidade. Por mim nem levava os reservas e deixava só os 11, mas tem horas que precisamos mudar. Nos outros clubes também dependia do que acontecia, sem uma regra – revelou, em bate-papo com a reportagem do LANCENET!, após o treinamento da manhã de quinta.

– Contra o Ituano, se algum jogador tivesse problema, ficaria sem banco – completou o técnico, que perdeu Cortez na última hora e só tinha relacionados 19 atletas para o confronto.

Ao todo, são dez trocas nos 19 jogos de 2012. Apenas contra o Comercial o treinador fez duas de uma vez. Nas demais, sempre uma (veja quadro abaixo). Entre os rivais do Paulistão Chevrolet, Luiz Felipe Scolari, do Palmeiras, é quem chega mais perto (confira abaixo). Com Tite e Muricy Ramalho é menos comum.

Leão é o técnico que tem menos tempo de casa entre os quatro grandes do Estadual. Chegou no fim de outubro do ano passado e neste viu o clube passar por reformulação, com muitas dispensas e oito contratações. Para ele, este é um dos motivos das constantes substituições, já que ainda precisa testar atletas, outros necessitam de ritmo de jogo e ainda tem convivido com seguidas lesões.

Apesar de apostar nas trocas para ganhar os jogos, o papo no vestiário é tranquilo. É o que admite o treinador e comandados. Na maioria das vezes usa a conversa para corrigir posicionamento, comunica quem vai sair e antes mesmo de descer para o vestiário define e explica o que quer de quem vai entrar. Diante do Ituano, Jadson nem desceu. Ficou no campo e intensificou aquecimento. Deu certo e houve a virada. Sábado, contra o Mogi, será que vai precisar trocar?

Opinião da diretoria: João Paulo de Jesus Lopes, vice-presidente de futebol:

"Cada técnico tem seu estilo. O que a gente observa são os resultados. O que queremos é que, quando as coisas não estejam saindo da forma esperada, que a situação seja revertida. Alguns técnicos mudam o time sem substituir, dependendo dos jogadores que estão em campo. Outros vezes são necessárias alterações.

O que é fato é que o Leão tem mexido e tem tido êxito na medida em que o São Paulo, neste ano, conseguiu reverter diversos placares.

Já li e ouvi que quando mexe no intervalo é porque escalou mal. Acho isso uma grande injustiça. O técnico se prepara de acordo com o adversário e o São Paulo tem um elenco diversificado, que oferece diversas opções. Não podemos esquecer que do outro lado também tem um técnico, um estrategista."



  • Matéria
  • Mais Notícias