Ex-jogador Demétrius é espião e assistente de Magnano

- Matéria
- Mais Notícias
Olho na quadra, prancheta na mão, muitas anotações e poucas horas de sono. Assim tem sido a rotina de Demétrius Ferracíu em Mar del Plata. Presente na última aparição do Brasil em Olimpíada, em 1996, o ex-armador trabalha atualmente como um dos assistentes técnicos de Rubén Magnano. Ele divide a função com José Neto e o argentino Fernando Duró, o braço direito do comandante da Seleção.
O trabalho de Demétrius consiste em analisar todas as jogadas dos rivais brasileiros e depois editar um vídeo com os pontos fortes e fracos de cada seleção. Para isso, teve de aprender em um programa especial de edição, mas ele garante que hoje em dia está mais acostumado e não tem tantas dificuldades. O VT de cada jogo é fornecido às comissões técnica pela Federação Internacional de Basquete (Fiba).
Esta é a primeira experiência do ex-armador como assistente. Até então, só havia trabalhado fora da quadra como técnico, no Limeira e na Seleção Brasileira Sub-17.
É um trabalho diferente do que faço em Limeira, pois lá a maioria das informações vem prontas e aqui tenho de prepará-las para o Rubén dar a preleção, mas está sendo uma boa experiência e ajudará no meu crescimento na profissão afirmou Demétrius.
A realidade atual de uma comissão técnica é bem distinta da época em que Demétrius atuava como jogador. Nos Jogos de Atlanta, por exemplo, não havia tanto assistentes assim para ajudar o técnico Ary Vidal.
Quando comecei na Seleção, em 1993, não havia nada disso. Este trabalho de vídeo, de uma análise mais profunda do adversário. Quem introduziu isso foi o Lula (Ferreira), quando assumiu a equipe (em 2003) – afirmou Demétrius.
Em sua terceira experiência em um Pré-Olímpico (sendo duas como jogador, em 1999 e 2003), o ex-armador mostra confiança na quebra de um jejum que poderá completar 16 anos em 2012.
Nosso grupo está muito fechado e unido. Claro que isso não garante nada, mas se colocarmos em prática o que temos feito nos treinamentos, com certeza conseguiremos a classificação – completou.
- Matéria
- Mais Notícias















